Entidades assinam manifesto em apoio à criação de carreira própria para Gestores Públicos no TO

OAB/TO, CRA/TO, CRC/TO, CORECON/TO e AGESTO emitem manifesto conjunto pela reorganização administrativa do Tocantins com valorização técnica

Em manifesto assinado na última sexta-feira, 17, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), os Conselhos Regionais de Administração (CRA-TO), de Economia (CORECON-TO) e de Contabilidade (CRC-TO) e Associação dos Gestores (AGESTO) demonstraram apoio à criação de uma carreira própria para o cargo de Gestor Público do Estado do Tocantins.

A iniciativa atende a uma demanda antiga da categoria e está amparada na necessidade estratégica de o Governo do Tocantins converter os sucessivos aumentos de arrecadação em benefícios efetivos à população, por meio de políticas públicas e de uma gestão governamental mais eficiente e técnica.

“Reconhecemos a importância estratégica dos Gestores Públicos na condução das políticas públicas e na gestão governamental eficaz no Estado do Tocantins. Com expertise em Gestão Pública, esses profissionais são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, atuando em atividades de alta complexidade e responsabilidade no nível estratégico do governo”, afirmou o manifesto.

“A institucionalização de uma carreira própria para os Gestores Públicos é um passo crucial para garantir a continuidade e consistência das políticas públicas no Tocantins, beneficiando a sociedade tocantinense com uma gestão pública mais transparente, eficaz e responsável”, detalha.

O diretor-presidente da Associação dos Gestores Públicos do Tocantins (AGESTO), Rogério Rodrigues, agradeceu o apoio das entidades, reconhecidas nacionalmente pelo compromisso com o fortalecimento da administração pública. “Temos um corpo técnico altamente qualificado à disposição do Estado. Essas pessoas trabalham há 21 anos no Tocantins; são os fios condutores de políticas públicas continuadas, um histórico vivo da evolução do Estado”, destacou.

A proposta de criação de uma carreira própria busca alinhar o Tocantins às melhores práticas de gestão pública no país. Atualmente, 16 estados brasileiros e o governo federal já contam com carreiras estruturadas voltadas à atuação transversal e estratégica na administração pública, com foco no assessoramento técnico, concepção, acompanhamento e avaliação de políticas públicas.

A AGESTO reforça que continuará trabalhando para evidenciar a efetiva participação dos Gestores Públicos na evolução das políticas públicas tocantinenses, com competência técnica, compromisso, responsabilidade, transparência e respeito — elementos essenciais para a sustentabilidade fiscal e para a valorização do povo tocantinense.