Estudo aponta desempenho das escolas privadas tocantinenses no ENEM; Veja quais estão no TOP 20!

Conteúdo Gazeta do Cerrado

Foi divulgado um levantamento com o objetivo de oferecer uma visão detalhada do desempenho das escolas brasileiras no Enem ao longo dos últimos anos, destacando os resultados específicos da aplicação de 2024.

Os resultados presentes no relatório têm como fonte os dados públicos disponibilizados pelo INEP. A pesquisa foi realizada considerando os resultados das escolas públicas e privadas brasileiras com os seguintes critérios: Que tiveram 10 ou mais alunos concluintes no Ensino Médio e participantes do Enem; Com alunos que participaram dos dois dias de aplicação; Com alunos que tiveram desempenho acima de 0 (zero) em Redação.

Todas as escolas que não se encaixam nessa categoria não foram consideradas na análise.

Vale ressaltar que as informações de conclusão do Ensino Médio e escola em que o aluno estudou foram feitas pelo cruzamento com o censo pelo próprio INEP.

Mais sobre o levantamento

O levantamento inédito feito pelo SAS Educação com base nos microdados do Enem 2024 revela um cenário que vai além dos grandes centros e escolas tradicionais: há uma mobilização crescente das redes públicas e um número recorde de escolas de diferentes cidades e regiões alcançando médias expressivas na avaliação.

Alguns destaques gerais do estudo:

  • O número de escolas públicas participantes cresceu 35% em 2024.
  • Houve um salto de 84% no total de alunos da rede pública inscritos — o maior crescimento dos últimos anos.
  • Mais de 6.900 escolas (públicas e privadas) atingiram média acima de 700 pontos em Redação — cinco vezes mais do que em 2018.
  • Cidades do interior e capitais de diferentes regiões passaram a figurar entre os maiores desempenhos estaduais e nacionais.
  • A proporção de alunos com nota acima de 900 em Redação surpreende em estados fora do eixo Sul-Sudeste, evidenciando o avanço de políticas locais e maior cultura de preparação para o Enem.