
De Araguatins- Maju Cotrim
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai cumprir agenda no Tocantins nesta sexta-feira, 27, na região do Bico do papagaio. A agenda será em Araguatins, maior cidade da região. O evento será a partir das 10h30 na orla da cidade onde será montada uma estrutura. A expectativa é de cerca de cinco mil pessoas no evento.
O evento terá ainda uma série de homenagens para líderes sociais ligados à área rural através de programas do governo federal. Uma feira com produtos quilombolas também será apresentada para a primeira dama Janja.
Na comitiva do presidente, segundo a Gazeta apurou, estão confirmados: o ministro do desenvolvimento agrário, Paulo Teixeira, a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a de Igualdade Racial, Aniele Franco, o presidente de Caixa, o secretário de Educação Superior e também a primeira-dama, Janja.
Movimentos sociais da região se mobilizam para participar do evento. Da classe política estarão o governador Wanderlei Barbosa, a senadora Professora Dorinha, Irajá, outros entes da bancada federal, o presidente da Assembleia, Amélio Cayres e outros deputados da região como Jair Farias e vários prefeitos. Como anfitrião, o gestor da cidade, Aquiles da Areia pode ser escalado falar em nome dos demais prefeitos mas o presidente da ATM, Big Jow também estará presente. O staff do governo estadual também está em peso na cidade.
Lula vai até Imperatriz de avião e deve descer de helicóptero na cidade. Entes dos órgãos federais estão na cidade fazendo a mobilização. O sistema de segurança será reforçado.
É a primeira vez que o presidente virá ao Tocantins no atual mandato.
Serão entregues títulos de regularização urbana e rural, será feita a assinatura do contrato Fomento Mulher para as mulheres assentadas do estado, assinatura do termo de cooperação técnica e outras entregas. O Fomento Mulher” é uma iniciativa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que oferece crédito para mulheres produtoras rurais em áreas de reforma agrária. O objetivo é promover a autonomia financeira e o empreendedorismo feminino no campo, permitindo que as mulheres invistam em seus projetos produtivos e melhorem a renda familiar.