
O Tocantins celebra nesta segunda-feira (8) o dia de sua padroeira, Nossa Senhora da Natividade. O feriado estadual ocorre no dia seguinte à comemoração da Independência do Brasil. A devoção à santa remonta a quase três séculos, quando sua imagem chegou à região onde hoje está localizada a cidade de Natividade, no sudeste do estado.
O único estado brasileiro a ter Nossa Senhora da Natividade — cujo nome remete ao nascimento — como protetora, o Tocantins recebeu a imagem em 1735, levada para a então Vila de São Luiz, atual município de Natividade, sendo uma das primeiras a chegar ao território.
Em Natividade, cidade mais antiga do Tocantins e também onde a festa começou a ser celebrada no estado, há uma celebração tradicional na igreja que leva o nome da santa. A missa campal acontece às 9 horas, encerrando um período de novenas, missas e batizados realizados com os fiéis.
Com a criação do estado, em 1988, os fiéis iniciaram um movimento para que a santa fosse oficialmente reconhecida como padroeira dos tocantinenses. A solicitação foi encaminhada ao papa João Paulo II em março de 1992 e recebeu aprovação ainda no mesmo ano.
A oficialização ocorreu em 15 de agosto de 1992, durante a tradicional Romaria do Bonfim, em Natividade, quando Nossa Senhora da Natividade foi proclamada padroeira do Tocantins.
De origem portuguesa, a celebração acontece em 8 de setembro, nove meses após a festa da Imaculada Conceição de Maria, come