Fórum de Gestores Federais no Tocantins reconduz Edy César por unanimidade e amplia coordenação

O Fórum de Gestores Federais no Tocantins realizou hoje (2), sua 1ª Reunião Ordinária de 2026, reunindo representantes de 31 órgãos da Administração Pública Federal com atuação no Estado. O encontro consolidou o papel do Fórum como espaço estratégico de articulação interinstitucional e alinhamento das políticas do Governo Federal no Tocantins.

Durante o evento, o colegiado reconduziu por unanimidade Edy César à coordenação do Fórum, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na articulação entre os órgãos federais, governos locais e instituições parceiras. A coordenação foi fortalecida também com a entrada do gestor Diego Alves Montelo, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e da gestora Isa, da Controladoria-Geral da União (CGU).

Ao comentar a recondução, Edy César destacou o caráter coletivo do Fórum. “A recondução representa a confiança no trabalho conjunto. O Fórum é um espaço de diálogo permanente, que fortalece a presença do Governo Federal no Tocantins de forma integrada, eficiente e alinhada às prioridades nacionais”, afirmou.

A reunião contou ainda com a presença do chefe da Casa Civil do Governo do Tocantins, Deocleciano Gomes Filho, que representou o Executivo estadual, reforçando a importância da cooperação federativa. “A atuação coordenada entre o Governo Federal e o Governo do Estado é fundamental para garantir que as políticas públicas cheguem de forma concreta à população tocantinense”, ressaltou Deocleciano.

Também participou do encontro Luís André, representando a Secretaria de Representação do Estado do Tocantins em Brasília, fortalecendo o diálogo institucional entre o estado e o governo central. Como convidado especial, o ex-deputado federal Paulo Mourão realizou uma explanação sobre programas estratégicos do Governo Federal, destacando oportunidades de integração das ações federais no território tocantinense.

A agenda contou ainda com a participação de Jéssica Italoena, da Secretaria de Relações Internacionais da Presidência da República, que abordou a importância da articulação federativa em um contexto cada vez mais conectado às agendas internacionais. “As políticas públicas nacionais dialogam diretamente com compromissos internacionais do Brasil, e os gestores federais nos estados têm papel essencial na implementação dessas agendas no território”, destacou Jéssica.

Outro ponto relevante da reunião foi o debate sobre o Encontro Nacional de Gestores Federais, previsto para ocorrer em Brasília, no dia 10 de março, considerado estratégico para o alinhamento das ações do Governo Federal em todo o país.

Fórum

O Fórum tem como objetivo reunir gestores para o alinhamento do Plano de Ação do Governo Federal no Tocantins neste primeiro semestre. Além disso, também foram debatidos informes gerais, prazos eleitorais e sobre o Programa Racionaliza.

Com ampla participação e encaminhamentos objetivos, a reunião reafirmou o Fórum de Gestores Federais no Tocantins como instância fundamental de coordenação, planejamento e fortalecimento da presença institucional do Governo Federal no estado.