Fundadores do IHGT tomam posse no Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal como sócios correspondentes 

No dia de hoje, 12 de setembro, o ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek, completaria 123 anos. Para lembrar o nome do presidente que empreendeu a construção de Brasília e efetivou a mudança da capital federal do Rio de Janeiro, no litoral, para o Planalto Central, o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHG-DF) realizará na próxima segunda, 15 de setembro, uma noite cultural.

Na ocasião, o presidente do IHG-DF, Paulo Castelo Branco, juntamente com a sua diretoria, receberão os convidados para uma seresta com Reco Bandolim & Choro Livre. No entanto, antes desse show, o instituto empossará, às 17:30, quatro novos sócios correspondentes: Adão Francisco de Oliveira, Wélere Gomes Barbosa, Nilson Gomes Jaime e Jales Guedes Coelho Mendonça, todos sócios fundadores do Instituto Histórico e Geográfico do Tocantins.

A aceitação desses pesquisadores no IHG-DF, residentes no Tocantins e em Goiás, tem por intenção fortalecer os laços dos institutos históricos e geográficos do Planalto Central, redimensionando a regional força junto aos demais institutos do país.

Quem é quem dos novos sócios

Adão Francisco de Oliveira é presidente do IHGT e sócio titular do IHGG (Goiás). É doutor (2011) e pós-doutor (2021) em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás e pós-doutor em Planejamento Urbano e Regional (2024) pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre em Sociologia pela FCS/UFG (2002), e graduado em História pela FCHF/UFG (1996). Doutor Honoris Causa pela Academia Policial Militar Tiradentes da Polícia Militar do Estado do Tocantins, é professor da graduação e da pós-graduação em Geografia na UFT – campus Porto Nacional. Exerceu os cargos de secretário de Estado da Igualdade Racial do Tocantins (2024-2025) e secretário Estadual de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (2015 e 2016), tendo nessa ocasião acumulado o cargo de Secretário Estadual da Cultura do Estado.

Wélere Gomes Barbosa é sócia fundadora do IHGT e possui pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora em Educação Física pela Universidade de Brasília – UnB e doutora em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública no CAES/PMESP. Possui mestrado em Educação Física pela Universidade de Brasília – UnB e mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança – CAES/PMESP. Em sua vasta produção bibliográfica, destacam-se publicações sobre risco cardiometabólico em profissionais de segurança pública. Foi Secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas – TO entre 2018 e 2019. Ocupa a cadeira 07 do Instituto Histórico e Geográfico do Tocantins – IHGT e a cadeira 16 da Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares do Tocantins – ALCAMTO, sendo a atual vice-presidente desta confraria militar. É Professora-convidada do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Tocantins.

Nilson Gomes Jaime é vice-presidente do IHGT e vice-presidente do IHGG. É doutor em Agronomia (2010), graduado em Engenharia Agronômica (1984) e Mestre (2005) em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás, onde foi professor dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Nutrição, durante cinco anos. Escritor, é membro da Academia Palmeirense de Letras, Artes, Música e Ciências; da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música; da Academia Goianiense de Letras; e do Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado. É membro também da Associação Goiana de Imprensa e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Auditor da Receita Estadual do Estado do Tocantins, concursado desde 1984, foi consultor e instrutor do SEBRAE-GO e das empresas ALFA Consultoria Agronômica e Agroindustrial e da Cerrado Consultoria Agronômica.

Jales Guedes Coelho Mendonça é presidente do IHGG e sócio fundador do IHGT. É graduado em Direito pela Uni-Anhanguera (1996), pela qual se especializou em Direito Administrativo (2005), tem mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2012). É Promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás. Publicou os livros: “A Assembleia Constituinte Goiana de 1935 e o Mudancismo Condicionado”, de 2008; “A Invenção de Goiânia: o outro lado da mudança”, de 2013; “O MP na comarca: exército de um homem só”, de 2018; e “Os 50 concursos do MPGO (1948-2018)”, de 2019. É Presidente do IHGG, já em segundo mandato.