Gaguim rouba cena em discurso, faz crítica ao Palácio e diz que está ao lado de Wanderlei; Jair Farias lamenta demissões na Educação: “maldade”

Durante a cerimônia de entrega de máquinas e assinatura de contratos de pavimentação na sede da Codevasf em Palmas, nesta segunda-feira, 24, discursos dos deputados Carlos Henrique Gaguim (UB) e Jair Farias (UB) ganharam destaque por críticas diretas à gestão estadual e posicionamento solidário aos servidores atingidos por demissões recentes.

Gaguim abriu sua fala criticando a atual gestão do Palácio Araguaia. “As obras do Palácio que o está fazendo, não precisava ter nem chamado o prefeito lá não, tinha que ser pago, isso já foi pago, tem obra, tem empreiteiro, com um empreiteiro lá de Novo Alegre, o cara faliu, que ele fez a obra e não recebeu, coitado. Agora, chamar prefeito de lá para poder fazer foto, eu não admito isso, nós não vamos admitir isso, a bancada vai se posicionar. A bancada vai falar porque nós somos servidores do povo”, disse Gaguim.

Ao comentar o impacto das exonerações na Educação, Gaguim foi direto: “O que o governo está fazendo aí, como o deputado Jair falou, é irresponsabilidade. Mandou exonerar mais de mil pais e mães de família. Educação não se mexe, saúde não se mexe. Não vamos ficar calados.” O deputado também criticou atrasos de pagamentos de obras e cobrou respeito e planejamento: “Tem obra, tem empreiteiro, mas o mais importante é o planejamento, a capacidade de ir a Brasília e buscar recursos. Estamos lado a lado do governador Wanderlei, apoiando para que a justiça seja feita.”

Jair Farias reforçou o tom de indignação sobre as demissões de servidores, classificando a medida como “maldade”: “Perder o emprego às vésperas do Natal, sem ter como arcar com despesas ou garantir um presente aos filhos, isso não é só contenção de gastos, é uma crueldade contra famílias. Salário é alimento, tem que ser respeitado.”

O parlamentar ainda lembrou gestões passadas dos ex-governadores Siqueira Campos e Marcelo Miranda, elogiando a condução do funcionalismo público e reconhecendo o legado da senadora Dorinha na transformação da educação tocantinense.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins