Gazeta Eleições: Uma semana de movimentos e falas intensas; Relembre 10 repercussões políticas no TO!

O Tocantins segue com movimentos políticos diários onde um ponto por vezes vira uma letra e onde excessos de falas ou de posturas terão com certeza consequência. A semana foi intensa e maioria dos movimentos foram inclusive noticiados em primeira mão pela Gazeta.

Destacamos pelo menos 10 fatos ou falas políticas da semana:

Amélio: “minha pré candidatura nunca foi descartada”

(Foto de post feito por Amélio sobre sua pré candidatura)

A semana começou com a entrevista exclusiva da Gazeta em primeira mão na qual Amélio Cayres do Republicanos falou pela primeira vez após o retorno do governador Wanderlei Barbosa sobre sua pré candidatura ao governo e reafirmou que mantém pré candidatura e defendeu diálogo. Dias após essa entrevista que movimentou e repercutiu em chegou a afirmar nas suas redes: “Minha pré-candidatura ao governo do Estado nunca foi descartada, ela está viva porque acredito no potencial do nosso trabalho e no papel que podemos desempenhar para avançar o Tocantins”, disse. Ele deixou claro á Gazeta que sua prioridade é conversar com o governador Wanderlei Barbosa. 

Wanderlei com agenda intensa 

Wanderlei Barbosa intensificou agendas institucionais com direito a almoço com prefeitos no Palácio e entrega de obras, de centro com homenagem a Avelino além de benefícios no jalapão e visita a obras estratégicas. Ele está no “modo turbo” da entrega de obras. 

Saída de Laurez do Palácio 

A Saída do gabinete do vice do Palácio, noticiada com exclusividade em primeira mão pela Gazeta, gerou repercussão de vários sentidos. O governador disse que o gabinete não era usado há tempos, o vice reagiu, chegou a ir novamente por lá (mesmo com a estante já vazia) “despachar” junto com alguns aliados políticos e vários outros políticos se manifestaram sobre o assunto. Teve ex senadora no Twitter atacando o governador por isso, Wanderlei reagiu com discurso forte no jalapão e Laurez entrou em cena rebatendo com vídeo intencional na noite de ontem. Resta saber se haverá novos capítulos sobre isso…

UB X Ataides juridicamente 

Esta semana também o jurídico do UB conseguiu decisão para que o ex senador e pré candidato Ataides tirasse o vídeo contra Dorinha do ar. Ele tem feito constantemente muitos ataques a ela nas suas redes.

Carlesse e Sandoval: procura-se partidos 

O ex governador Mauro Carlesse saiu do Agir e procura novo partido assim como o também ex Sandoval Cardoso que faz seus cálculos políticos para a decisão.Sandoval continua no SD desde 2024 e analisa vários convites. Carlesse também tem atraído o olhar de várias legendas. Nenhum definiu ainda o rumo.

Irajá na dele…

Em exclusiva á Gazeta o ex senador Irajá disse estar confiante na sua reeleição e reafirmou sua parceria com o governo Lula no Tocantins. Ele evitou polemizar sobre o aumento de pré candidaturas na oposição e disse ver com naturalidade.

Gaguim no Republicanos?

Screenshot

O pré candidato ao Senado, Carlos Gaguim foi alvo de especulações sobre possibilidade de ida para o Republicanos e oficialmente disse á Gazeta que Wanderlei é que definirá sobre o assunto, mostrando a ampla proximidade entre os dois.

Dorinha no Taquari e no Palácio 

A senadora e pré candidata ao governo, Dorinha levou apoio ao Taquari após efeitos do forte vendaval e participou de evento ao lado do governador e prefeitos no Palácio. 

Gestão Eduardo 

A semana em Palmas foi intensa também com a gestão Eduardo abraçando o Taquari neste momento difícil, buscando parcerias e já começando a entregar as primeiras casas que foram danificadas numa força tarefa presencial tanto por parte do prefeito Eduardo Siqueira como da primeira dama Poly Siqueira e presença de vários outros políticos. Eduardo conseguiu ainda lançar e retomar o Capital da Fé e lançou programação. 

Fator Vicentinho…

Screenshot

O deputado Vicentinho Junior tem atuado para não deixar mais dúvidas sobre sua recente pré candidatura ao governo. No início da semana recebeu o apoio do colega de bancada, Toinho Andrade que chegou a dizer que está firme com ele no projeto e ainda que irá com ele para o mesmo partido. As articulações para definição da sigla são intensas.