
Em entrevista exclusiva à Gazeta do Cerrado, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Nile William, fez uma avaliação dos 23 primeiros dias de gestão interina do governador Laurez Moreira (PSD) e comentou sobre a relação do governo estadual com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo Nile, já houve uma reunião entre representantes do partido e Laurez para apresentar pautas prioritárias do PT no Tocantins. “Sim, nos reunimos com o governador para apresentar as pautas do PT para o Estado. Apresentamos os investimentos do Governo Lula na infraestrutura, no agronegócio e nos serviços públicos, e entendemos como importante a conciliação das políticas federais com as estaduais, com foco no combate à fome e no desenvolvimento social e econômico”, afirmou.
Ele destacou ainda que Lula tem mantido colaborações efetivas com o Tocantins desde a gestão de Wanderlei Barbosa, e que caberá ao governador interino saber construir essa relação. “Laurez deve ter habilidade para construir essa relação com o campo do Governo Federal no Estado, que é liderado pelo PT”, completou.
Avaliação da gestão interina
Ao ser questionado sobre as ações de Laurez até aqui, Nile ponderou que ainda é cedo para uma avaliação definitiva. “É um governo recente, não teve tempo hábil para mostrar a pauta política que pretende construir, precisamos ser justos”, disse.
No entanto, o dirigente petista apontou que o governador precisa demonstrar mudanças claras em relação à gestão anterior. “É preciso que mostre realmente uma mudança em relação ao governo anterior, especialmente nas relações com os movimentos sociais e com a qualidade dos serviços públicos. Há uma instabilidade de decisões que prejudicam a esfera administrativa do Estado”, avaliou.
Para o presidente do PT, o partido já tem clareza sobre o rumo que seguirá. “O governador precisa definir a linha política que vai seguir. O PT tem clara sua linha: defenderemos as políticas exitosas do presidente Lula e o diálogo horizontal e transparente com todos os segmentos da sociedade”, concluiu.