
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) realizou, nesta terça-feira (22), na Escola de Governo de Palmas, a capacitação “Trilha Prestação de Contas do SUAS na Prática – Agiliza SUAS”, ao reunir dezenas de gestores, secretários, contadores e técnicos da Assistência Social de diversos municípios tocantinenses. A ação faz parte do Programa Gestão com Norte, desenvolvido pela ATM.
Com carga horária de oito horas, a oficina teve como foco o aperfeiçoamento prático da gestão e da prestação de contas dos recursos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovendo o domínio de procedimentos técnicos e o uso correto dos sistemas oficiais. Os participantes realizaram simulações reais, exercícios aplicados e montaram fluxos e checklists personalizados para aprimorar o controle e a transparência dos recursos municipais relativos à Assistência Social.
A capacitação foi conduzida por André Dória, mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e referência nacional em gestão e planejamento do SUAS. “Nosso intuito foi auxiliar os gestores municipais a entender como é esse processo de prestação de contas, como será o passo a passo para fazer, ou seja, a oficina foi totalmente prática. Nós mostramos cada tela do sistema, e como deve ser preenchida cada etapa. Os gestores foram tendo a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre a forma correta de realizar a prestação de contas” disse André.
Durante a formação, o especialista orientou os participantes sobre a execução financeira correta, a organização documental e o cumprimento dos prazos legais, garantindo mais segurança e eficiência nas prestações de contas municipais.
Presente na capacitação, a secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Geovana Gouveia, falou sobre a capacitação. “Esse treinamento foi de grande importância, pois tiveram um olhar diferenciado voltado à Assistência Social. E ter todo esse apoio, todo esse suporte neste curso proporcionado pela ATM, nos deu a segurança necessária para podermos prestar contas dos recursos federais. É um sistema novo e com essa capacitação me sinto mais preparada”.
O presidente da ATM, Big Jow, destacou a importância da formação e a aplicação do conhecimento no dia a dia das administrações. “A ATM tem trabalhado para que os gestores e técnicos municipais tenham acesso a capacitações que realmente façam diferença na prática. O conteúdo ministrado nesta oficina ajuda a evitar erros, otimizar processos e fortalecer a transparência da gestão pública, refletindo diretamente na boa aplicação dos recursos e no atendimento à população”, afirmou o presidente.
Com a realização da oficina, a ATM reforça seu compromisso em ofertar formações técnicas qualificadas que contribuam para gestões municipais mais eficientes, transparentes e alinhadas às boas práticas de administração pública.
A ATM realizará a segunda etapa da “Trilha Prestação de Contas do SUAS na Prática – Agiliza SUAS”, que será realizada dia 19 de novembro, em Palmas.
Fonte: Assessoria de Imprensa ATM