
José Roberto Torres Gomes é o novo Procurador-Geral de Contas do Ministério Público de Contas do Tocantins (MPCTO) escolhido agora pelo governador titular, Wanderlei Barbosa. O ato foi publicado no Diário Oficial de hoje. É a segunda vez que José Roberto ocupará o cargo. O mandato é de dois anos.
Quando estava internamente na cadeira de governador, o vice Laurez Moreira chegou a escolher Marcos Antônio Modes da Silva para o cargo mas Wanderlei reconsiderou o ato e exerceu sua prerrogativa de escolha como governador titular.
Wanderlei estava no prazo legal para a escolha. José Roberto tem larga experiência na área, é servidor de carreira e sua escolha foi também pela questão técnica.
A escolha ocorre após a definição da lista tríplice, formada no dia 17 de novembro. Participaram da eleição os procuradores Marcos Antônio Modes, que recebeu três votos, Zailon Miranda Labre Rodrigues — também com três votos — e José Roberto Gomes Torres, que obteve um voto. De acordo com a legislação, cabe ao governador escolher um dos integrantes da lista tríplice para ocupar o cargo de Procurador-Geral de Contas.
Sobre José Roberto
Natural de Passos – MG, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1987). Mestrado em Direito pela UNICEUB no ano de 2017. Ex-secretário Municipal de Administração de Palmas – Tocantins. Ex-secretário Municipal de Planejamento e Gestão de Palmas – Tocantins. Ex-secretário Municipal Interino de Transparência e Controle de Palmas – Tocantins. Ex-secretário Municipal de Assuntos Jurídicos de Palmas – Tocantins. Ex-defensor Público de Primeira Classe do Estado de Sergipe. Ex-diretor Técnico da Defensoria Pública do Estado de Sergipe. Ex-diretor Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Ex-chefe do departamento de Assuntos Legislativos da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Ex-assessor Parlamentar e Assistente Parlamentar da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Ex-Procurador Jurídico da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Ex-conselheiro Suplente da OAB-TO; Exconselheiro da OAB-SE. Primeiro Secretário da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de Sergipe. Ex-diretor de Educação do Sindicato dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe. Segundo Tenente de Infantaria da Reserva de 2ª Classe – Exército Brasileiro – 1981 Títulos honoríficos: Cidadão Honorário Aracajuano, 2013 – Câmara de Vereadores, Aracaju – SE. Cidadão Sergipano Honorário, 2010 – Assembleia Legislativa de Sergipe. Amigo da Primeira Turma de Administração UNITINS – TO – 2009 Pioneiro do Tocantins – 1990 – Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Atualmente possui cargo efetivo de Procurador do Ministério Público de Contas do Estado do Tocantins.