Atendimentos na unidade passaram de 137 em outubro de 2025 para 1.157 em janeiro deste ano - Foto: Fagner Rodrigues/Governo do Tocantins
Atendimentos na unidade passaram de 137 em outubro de 2025 para 1.157 em janeiro deste ano - Foto: Fagner Rodrigues/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, participou, na tarde desta quinta-feira, 5, da abertura oficial dos serviços do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do Tocantins em 2026. A unidade está localizada na região sul de Palmas.

Durante a visita, o chefe do Executivo anunciou que pretende estender o modelo do Cetea para outros municípios tocantinenses. “Esse é um projeto [secretário Felinto], para que possamos expandir. Isso tem que ser prioridade de governo, uma política pública, da mesma maneira que creche, escola e hospital. Aqui é um ambiente para cuidar de pessoas que precisam de atenção. Eu fico feliz em poder oferecer esse serviço às famílias palmenses”, salientou.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, ressaltou o esforço para a consolidação da unidade. “Esse espaço é fruto de um grande trabalho e de muita dedicação de toda a equipe da SES [Secretaria de Estado da Saúde]. Estamos ofertando serviços de excelente qualidade”, pontuou. 

A superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), Rosa Helena Ambrósio de Carvalho, lembrou que o Cetea era um pedido antigo das famílias. “O Cetea foi muito sonhado e idealizado. Era um anseio muito grande das famílias com TEA [Transtorno do Espectro Autista] de ter um espaço adequado, com atendimento 100% gratuito pelo SUS [Sistema Único de Saúde], ofertando o que há de mais atualizado e eficiente. Além da equipe multiprofissional que atende a pessoa autista, atendemos também toda a família, com treinos parentais e capacitação das equipes municipais”, explicou.

“Estamos diante de uma política de saúde pública consolidada, estruturada e conduzida por profissionais altamente qualificados. Ficamos muito felizes”, completou a representante do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), Rejane Xavier.

Atendimento do Cetea

O Cetea é administrado pelo INDSH e oferece atendimentos especializados voltados a crianças com TEA a partir de dois anos de idade, contribuindo para o desenvolvimento biopsicossocial.

De acordo com dados da unidade, os atendimentos passaram de 137 em outubro de 2025 para 1.157 em janeiro deste ano, enquanto o número de sessões realizadas saltou de 379 para 1.410 no mesmo período. Já o total de reabilitandos acompanhados evoluiu de 61 para 113, reforçando a ampliação da capacidade assistencial.

O diretor-executivo do Cetea, Leisson Pinheiro, enfatizou o avanço expressivo da unidade e a qualificação da equipe. “Trata-se de um crescimento exponencial que evidencia não apenas a consolidação do serviço, mas também a confiança das famílias, a qualidade dos cuidados ofertados e a robusta capacidade operacional da equipe multiprofissional, sempre alinhada às boas práticas e ao cuidado centrado na pessoa. É importante destacar que o Cetea conta com uma estrutura física moderna, reconhecida como uma das melhores do Brasil”, evidenciou. 

A estrutura multiprofissional do Cetea reúne serviços como terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia, psicomotricidade, nutrição, psiquiatria, neurologia, terapia ABA, além de avaliações multiprofissionais, Plano Terapêutico Individual (PTI), orientação às famílias, acompanhamento do desenvolvimento infantil e atendimentos de enfermagem e assistência social.

Edinete Ximes, que tem o filho Samuel, de 10 anos, atendido no Cetea, relatou a experiência da família com o serviço. “Meu filho recebe acompanhamento de fisioterapia e psicologia, e o sentimento que tenho é de gratidão. O Cetea é um apoio fundamental para nossos filhos e também para nós, pais. Aqui, somos bem recebidos e atendidos por profissionais muito capacitados”, concluiu.