
Os senadores tocantinenses Eduardo Gomes, vice presidente do Senado, e a coordenadora da bancada, Professora Dorinha foram apontados mais uma vez no índice Elite Paramentar este ano. A Gazeta teve acesso aos dados em primeira mão.
A Elite Parlamentar Arko Advice 2025 é formada por 120 parlamentares: 79 deputados federais e 41 senadores. PT, União, PL, PP e PSD lideram o ranking.

Juntos, somam 71 parlamentares entre os mais influentes no Congresso Nacional.
Elite Parlamentar
Além das lideranças formais, aquelas que ocupam postos na estrutura do Legislativo, existem lideranças informais que se destacam na produção legislativa.
O Elite busca Identificar tanto as lideranças formais quanto informais é essencial para a boa análise política.
Os integrantes da Elite Parlamentar não são escolhidos por razões ideológicas ou partidárias. A entrada na lista não significa uma análise de mérito, e sim uma análise da influência do parlamentar em participar e influenciar importantes debates públicos.
A publicação Elite Parlamentar da Arko Advice tem como objetivo reconhecer as lideranças que se destacaram em 2025.
Metodologia
A metodologia da Elite Parlamentar baseia-se na conceituação e identificação das “lideranças formais” e “lideranças informais” do Congresso Nacional em 2025. Os deputados federais e senadores que integram a elite parlamentar brasileira são aqueles que atuam decisivamente sobre o andamento dos trabalhos, sobre a elaboração da agenda legislativa e/ou que representam interesses organizados da sociedade brasileira ou facções políticas relevantes.
Membros da elite parlamentar são aqueles com grau variado de importância: negociam com o Executivo, representam grupos de pressão, operam na busca do consenso e influenciam nas decisões do Executivo ou deixam sua marca no processo deliberativo do Congresso Nacional.