
Maju Cotrim
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesta segunda-feira, 14, a Ordem de Serviço para a obra de recuperação da Barragem Taboca – Eixo 1, localizada no Projeto Rio Formoso.
O senador Eduardo Gomes, que destinou R$ 30 milhões para a obra, disse que a entrega do benefício é junto com a bancada. “Uma luta remonta a decisão do Ari Valadão, os foge dia de Siqueira Campos, mas também remonta o trabalho de muita gente”, disse ao citar o histórico da obra. Faixas agradeceram ao senador pela obra.
“O primeiro recurso empenhado aqui foi de R$ 120 milhões alocados pelo senador João Ribeiro e por anos foi boicotado por várias maneiras e por várias dificuldades de entendimento, precisamos levar em conta o trabalho feito por todos os ex senadores e ex deputados e política e assim cada um faz sua parte e juntos fazemos o todo”, disse.
“Política institucional a gente faz com a grandeza de vislumbrar um resultado que sirva para todos”, disse. Ele disse que Wanderlei criou um ambiente no qual todos consigam conviver politicamente tranquilamente.
“Vamos manter a foto de políticos tocantinenses caminhando num caminho só”, disse.
A obra
Com estruturas construídas entre 1979 e 1982, quando a região ainda integrava o estado de Goiás, a barragem necessita de adequações para atender à Política Nacional de Segurança de Barragens e garantir segurança hídrica ao projeto, que é um dos maiores polos agrícolas do Tocantins.
O Projeto Rio Formoso abrange cerca de 28 mil hectares irrigáveis e utiliza sistemas de irrigação por inundação para o cultivo de arroz no período chuvoso. Durante a seca, o modelo adotado é o de subirrigação, voltado para a produção de sementes de soja, além do cultivo de milho, feijão e melancia. A obra visa assegurar a continuidade e expansão dessas atividades produtivas, fundamentais para o desenvolvimento da região.
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!