
Foto – INMET
Lucas Eurilio
O Estado vive um momento delicado por conta das fortes chuvas e tempestades que tem causado várias enchentes e deixado tocantinenses atentos.
Já são várias pessoas desalojadas, comunidades quilombolas e moradores da zona rural estão isolados e indígenas estão fazendo acampamentos no meio da mata com medo das enchentes, pra eles, faltam alimentos.
Ao que tudo indica, o Tocantins ainda deve enfrentar um grande volume de chuvas, isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), elevou o nivel do alerta para tempestades de amarelo para laranja, nesta terça-feira, 28.
Isso significa que o grau de severidade das chuvas, indicam perigo elevado e podem ocorrer – o que já está acontecendo – corte de energias, queda de árvores e galhos, alagamentos, enchentes, descargas elétricas.
Conforme o INMET, a previsão é de que chova entre 30 e 60 mm/por hora ou 50 a 100 mm/dia entre esta terça-feira e quarta-feira, 29. Além disso, os ventos podem chegar a 100km/h.
Leia mais sobre o assunto
https://gazetadocerrado.com.br/enchentes-defesa-civil-admite-que-estado-vive-momento-dificil-e-contabiliza-que-mais-de-60-tiveram-que-deixar-casas-to/
https://gazetadocerrado.com.br/tocantinia-medo-de-enchentes-leva-indigenas-a-abandonarem-aldeias-e-a-montarem-abrigos-improvisados-na-mata/

