
A jornalista Ana Caroline da Silva Ribeiro Sousa é paciente oncológica e deu início a uma campanha de doação de sangue nesta sexta-feira (20), dia do seu aniversário de 36 anos. A iniciativa é para conseguir as bolsas de sangue que serão utilizadas na cirurgia para remover parte do fígado que está doente. Segundo a jornalista, as doações irão beneficiar ela e outros pacientes.
“Resolvi começar a campanha no dia do meu aniversário, pela fé. A ideia é que o Hemocentro seja reabastecido e essa campanha ajude não só a mim, mas outras pessoas que também estão precisando. Eu tenho câncer colorretal metastático, e a equipe médica sugeriu remover a parte do fígado que está doente”, contou.
Ana Caroline tem câncer colorretal metastático e descobriu a doença em 2019. Em 2020, fez cirurgia, passou por quimioterapia e entrou em remissão. Porém, a doença voltou em 2022, no fígado, tornando-se metastática.
“Ano passado [2024], fiz uma cirurgia também no fígado, mas para remover os tumores. Como o câncer continuou avançado, apesar da quimioterapia, as medidas agora precisam ser mais incisivas. Não tem prazo [para as doações]. A cirurgia está em processo de análise pelo plano de saúde”, explicou a jornalista.
Como doar
Para ajudar Ana e outros pacientes basta procurar o Hemocentro Coordenador na 301 Norte ou a unidade que fica no Hospital Geral de Palmas.
Para que a bolsa seja doada especificamente à jornalista é necessário que o doador informe que está doando em nome dela, informando o nome completo da Ana Caroline. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais dela.
Para doar, também é necessário seguir alguns critérios:
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar um documento de identificação com foto.
Para o doador menor de idade é preciso a autorização do seu responsável legal. Já quem tem mais de 69 anos, é necessário ter doado pelo menos uma vez até os 60 anos de idade.
Queda de doações no Tocantins
Em maio de 2025, o hemocentro arrecadou 1.459 bolsas, número menor se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizadas 2.225 bolsas de sangue.
Conforme dados da Hemorrede, em 2024 houve uma queda de doações nos meses de junho (2.124) e julho (1.746), em comparação à 2023, quando foram registradas 2.290 doações em junho e 1.820 em julho.