
Maju Cotrim
O governador em exercício, Laurez Moreira, entra hoje no 20º dia de gestão interina enquanto Wanderlei Barbosa luta para tentar voltar ao cargo.
Laurez tem desafios administrativos de passar confiança e segurança para servidores, credores e sociedade em geral. No campo administrativo, ele tem promovido diariamente séries de exonerações até em cargos técnicos em pastas cruciais e é preciso analisar quais serão suas estratégias para manter o funcionamento pleno da máquina e a continuidade das ações.
Laurez tem pregado cortes nas despesas e aguarda “panorama” geral das pastas por parte do seu secretariado, que está majoritariamente formado.
O desafio maior é a transparência das ações e principalmente da motivação de cada uma delas.
Mais uma semana de teste para o governador interino e sua nova equipe. Cada passo é observado com atenção por políticos e sociedade em geral.
Ao mesmo tempo que toma decisões, Laurez faz sinalizações sobre algumas decisões administrativas, como negociação com anestesistas através de cooperativas e até o pagamento da contrapartida das obras do aeroporto de São Félix, que a gestão dele fará esta semana.
Ele já tranquilizou os servidores sobre o pagamento dos salários, que segundo ele será feito dia 26, mantendo a tradição do Estado de antecipar todo mês.
A Gazeta acompanha os detalhes.