Laurez prepara novas escolhas para seu 1º escalão hoje em meio a expectativas nas secretarias e observações sobre alianças políticas

Maju Cotrim 

O governador interino Laurez Moreira estuda as novas nomeações para compor sua gestão. Maioria dos cargos do 1º escalão ainda estão vagos.

Laurez passou desde sexta-feira reunido com aliados e sua cúpula para analisar nomes. Hoje o político mais próximo do seu governo é o senador Irajá mas ele tem buscado aproximação também com outros políticos e setores.

O Diário Oficial de hoje deve trazer mais escolhas já feitas por Laurez em meio a expectativas de servidores nas pastas e também na esfera política para entender os critérios adotados para a nova equipe. 

Vários nomes são cotados o tempo todo, convites foram feitos mas só a confirmação oficial de Laurez é que de fato consuma a equipe e demonstrará a razão de suas escolhas. As nomeações vão mostrando também o tom político de aproximações e alianças que Laurez vai construir.

Quem já foi nomeado 

O governador em exercício, Laurez Moreira, nomeou Vânio Rodrigues de Souza como secretário de Estado da Saúde. Antônio Trabulsi Sobrinho, como presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto); Herbert Brito Barros, como presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Romildo Santos Barbosa na presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO).

Laurez já nomeou ainda Luiza Rocha Pinheiro para exercer o cargo de secretária de Estado da Comunicação; Ailton Parente Araújo como chefe de Gabinete do Governador; coronel Vitor Teles para exercer o cargo de secretário-chefe da Casa Militar; César Hanna Halum como secretário da Agricultura e Pecuária; e Josué Pereira de Amorim como procurador-geral do Estado.