Lula não deve participar da inauguração da nova ponte JK; Ministro planeja entregar obra dia 22

Na próxima segunda-feira dia 22/12 o ministro Renan Filho vai estar em Aguiarnópolis, representando o presidente Lula, na inauguração da nova Ponte JK. A informação foi divulgada pelo senador Irajá.

O presidente Lula não deve participar da inauguração oficial, segundo as informações mais recentes.

A nova ponte vai substituir a que caiu há um ano matando várias pessoas. Diversos caminhões foram filmados atravessando a ponte entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) na noite desta segunda-feira (15), na BR-226. Segundo último balanço divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a estrutura está com 95% de conclusão, recebendo os últimos serviços para entrega ainda em dezembro.

A obra 

Conforme o último cronograma, divulgado pelo Dnit na sexta-feira (12), as equipes estavam trabalhando na execução dos acessos, na protensão dos cabos laterais do balanço sucessivo, no asfaltamento da ponte e na implantação das barreiras New Jersey e do guarda-corpo.

As próximas etapas a serem realizadas seriam a aplicação das juntas de dilatação do balanço sucessivo e dos encontros nas duas margens, além da execução das calçadas nos acessos e da laje de transição no lado tocantinense da ponte.

Relembre o desabamento

A antiga ponte de Estreito, construída na década de 1960, caiu por volta das 14h50 do dia 22 de dezembro de 2024. A tragédia deixou 14 mortos, três desaparecidos e uma pessoa ferida.

No desabamento, caíram no Rio Tocantins três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões, sendo que dois deles carregavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e outros 22 mil litros de defensivos agrícolas.

Em fevereiro deste ano, o que restou da estrutura antiga foi implodido e, logo depois, começaram as obras para a nova estrutura que servirá como uma importante rota para o transporte de pessoas e cargas.