
No STF a expectativa continua para os novos rumos do julgamento do habeas corpus do governador Wanderlei Barbosa, que luta para voltar ao cargo.
O ministro Fachin toma posse hoje como presidente e Com isso, o processo será redistribuído ao ministro Luís Roberto Barroso, que deixa a presidência da Corte hoje para reassumir as funções na 2ª Turma.
Wanderlei tenta reverter seu afastamento por 180 dias enquanto seu vice Laurez Moreira está temporariamente no comando. Integram também a 2ª Turma
André Mendonça, Nunes Marques, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Já uma expectativa que haja uma celeridade na análise do habeas corpus essa semana mas só o ritmo jurídico no STF pode de fato confirmar isso.
PGR é contra
A Procuradoria-Geral da República (PGR), apresentada já se manifestou contra em parecer apresentado no dia 23. O órgão reforçou a necessidade da manutenção do afastamento, determinado em decisão monocrática pelo ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e posteriormente referendada pela Corte Especial daquela instância.
Hastag
Nas redes aliados de Wanderlei fazem hastag #voltalelei e compartilham vídeos com imagens dele para engrossar o coro por uma vontade popular de retorno do governador afastado.
Operação
Wanderlei foi afastado pela Operação Fames 19 que apura supostas irregularidades e desvios em compra e distribuição de cestas básicas. Ele nega as acusações.