Maior Romaria Sertaneja do Tocantins acontece em Dianópolis a partir desta quinta

Dianópolis, Tocantins, se prepara para receber a maior Romaria Sertaneja do estado, que acontecerá entre quinta-feira, 31 de julho, e domingo, 3 de agosto, no Povoado da Sucupira, na zona rural do município, e deve atrair cerca de 10 mil romeiros, segundo a Polícia Militar.

Com mais de 150 anos de tradição, dianopolinos e moradores de toda a região Sudeste se reunirão para celebrar a fé e a tradição católica em honra a Nossa Senhora do Rosário e ao Divino Espírito Santo. Durante este período de festividades, centenas de romeiros percorrem cerca de 30 quilômetros de Dianópolis até o povoado a pé, em sinal de respeito e devoção a Nossa Senhora do Rosário e ao Divino Espírito Santo, agradecendo pelas graças recebidas e dando sentido à Romaria, mantendo viva a tradição dos romeiros.

A Romaria da Sucupira tem raízes que remontam ao século XIX, quando tropereiros que viajavam do sertão do então norte goiano para o Oeste da Bahia paravam sob a sombra de um pé de sucupira para descansar e pernoitar, local onde encontraram uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Esse encontro deu início à tradição da romaria, que se tornou um importante evento religioso na região.

A celebração é rica em manifestações culturais e religiosas, incluindo folias, procissões, missas, quermesses, serestas, batizados e o hasteamento do mastro, além da festa do imperador e da imperatriz. Este ano, as festividades começaram no dia 20 de julho com a saída das folias, que reúnem fiéis montados a cavalo, fazendo um percurso pela zona rural e urbana, mantendo viva a tradição dos tropeiros do século XIX, nos tradicionais pousos de folias.

Programação

A Romaria será oficialmente aberta nesta quinta-feira, 31, às 17h, com a levantada do mastro de Nossa Senhora, seguida pela Santa Missa às 19h30. Na sexta-feira, 1 de agosto, ocorrerá o tradicional encontro das folias de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo, às 16h, com missa programada para as 19h30.

No sábado, a programação começa às 9h30 com a Missa Solene de Nossa Senhora do Rosário e a coroação do Rei e Rainha, que neste ano são Júnior Trindade e sua esposa Telvinha. Após a missa, haverá batizados e, a partir das 17h, um bingo com a levantada do mastro do Divino Espírito Santo às 18h. O dia culmina com um show católico com Ulisses Lima às 19h e a Santa Missa às 19h30. No sábado, também é aguardada a presença do governador Wanderlei Barbosa.

No domingo, 3 de agosto, a programação inclui a Santa Missa Solene do Divino Espírito Santo, marcada para as 9h30, além da coroação dos imperadores Édson e Vilmaria. Às 18h, será realizada outra Santa Missa, seguida pelo tradicional terço sertanejo, fogueira e lanche compartilhado às 19h30.

As festividades se encerram na segunda-feira, 4 de agosto, às 8h, com a Santa Missa dos Romeiros e a derrubada dos mastros.

A Romaria da Sucupira é organizada pela Paróquia de São José, sob a liderança do pároco Padre Eldinei Carneiro, e conta com o apoio da comunidade, da Prefeitura de Dianópolis e do governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo.