Apreensão de aves no Bico do Papagaio — Foto: Divulgação/Naturatins
Apreensão de aves no Bico do Papagaio — Foto: Divulgação/Naturatins

Equipes de fiscalização ambiental resgataram 133 pássaros de diversas espécies mantidos ilegalmente em criadouros não autorizados. As ações ocorreram em municípios do Bico do Papagaio durante a Operação Pássaro Livre, que resultou em multas de até R$ 18 mil aplicadas aos responsáveis.

Segundo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a operação foi realizada entre os dias 14 e 19 de outubro nos municípios de São Miguel do Tocantins, Augustinópolis, Praia Norte, Sampaio, Buriti do Tocantins e Esperantina. Entre as espécies apreendidas estão curió, guriatã, trinca-ferro, bigode, papa-capim e galo-de-campina.

Os agentes também recolheram 163 gaiolas e seis alçapões — armadilhas usadas na captura e criação ilegal de aves silvestres.

Do total de animais resgatados, 84 foram devolvidos à natureza em uma área de reserva legal do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Araguatins. Os demais 49 foram encaminhados ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), onde passarão por avaliação e receberão os cuidados necessários.

“Cada ação reforça a conscientização sobre a importância da preservação e do respeito às leis ambientais. Estamos comprometidos em proteger a fauna e combater o tráfico de animais silvestres”, afirmou o gerente de fiscalização ambiental, Cândido José dos Santos.

Fonte: g1 Tocantins