Foto: Ascom
Foto: Ascom

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) garantiu R$ 1,650 milhão para a aquisição de ambulâncias novas para os municípios tocantinenses. O fortalecimento da saúde pública municipal, por meio de veículos bem equipados, oferece mais segurança, agilidade e dignidade no atendimento à população que depende do transporte para terem acesso às unidades de referência.

Os recursos beneficiaram moradores de 11 cidades: Araguaína, Wanderlândia, Bandeirantes, Babaçulândia, Santa Fé do Araguaia, Luzinópolis, Bandeirantes, Tocantinópolis, Santa Terezinha, Pau D’Arco e, mais recentemente, Juarina.

Vidas transformadas

Para o parlamentar, investir em transporte de saúde é dar mais acesso e garantir que as pessoas tenham o atendimento com mais conforto. “Quando falamos de ambulâncias, não estamos falando apenas de veículos, mas de tempo, cuidado e de chances reais de salvar vidas, com a segurança e conforto que a nossa gente merece”, afirmou Marcus Marcelo.

Uma das moradoras beneficiadas pelos novos veículos foi a dona de casa Maria Inácio, de 42 anos, de Nova Olinda. Ela é exemplo no cuidado da filha, Amanda Manoela, que perdeu os movimentos do corpo ainda bebê e precisa realizar atendimentos de rotina em Araguaína, a mais de 50 km, a cada três meses.

“Quando a ambulância chegou, eu disse: ‘Meu Deus do Céu, o que é isso aqui? Vixe, uma ambulância nova!’ Quando entrei dentro, uma ambulância muito boa, parece a ambulância do SAMU. Muito confortável, aí eu me senti mais amparada, senti mais confortável”, contou a mãe emocionada.

Mais ações na saúde

Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, Marcus Marcelo já destinou recursos para diversas áreas da saúde, como cirurgias oftalmológicas, aquisição de medicamentos voltados à saúde mental e compra de equipamentos para o Hospital Regional de Araguaína.

Além de emendas para aquisição de insumos para o Centro de Castração, que contribui com a saúde pública de Araguaína, o deputado investiu na capacitação em IA (Inteligência Artificial) de profissionais da odontologia, custeio de unidades de atendimento e procedimentos de média complexidade, entre outras.O parlamentar também ressaltou que essas iniciativas se concretizam porque são baseadas na presença constante nos municípios e escuta atenta. “Nosso compromisso é ouvir os gestores, entender a realidade local e transformar essas necessidades em ações concretas e nosso mandato tem trabalhado para fortalecer desde a atenção básica até os atendimentos mais complexos, sempre com responsabilidade e sensibilidade as demandas”, concluiu o deputado.

Texto: Giovanna Hermice
Foto: Ascom