
Uma onda de fake news tomou conta de grupos de WhatsApp e redes sociais desde o início da semana, espalhando informações falsas sobre o julgamento do habeas corpus do governador afastado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
Diversas mensagens e supostas “atualizações” circularam afirmando que o ministro Edson Fachin já teria decidido o caso, o que não procede. Até o momento, não houve decisão oficial publicada no sistema do STF, e o processo segue concluso para despacho do relator.
A Gazeta do Cerrado reforça que está acompanhando o andamento do caso diretamente nas fontes oficiais do Supremo e da Procuradoria-Geral da República (PGR). Assim que houver qualquer definição real, o portal trará informações verificadas e completas sobre o desdobramento judicial.
Expectativa
No entorno de Wanderlei Barbosa prefeitos e demais aliados estão confiantes numa decisão favorável a ele no STF.
Entenda o caso
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem até esta sexta-feira, 26, para analisar o pedido de habeas corpus relacionado ao caso do governador afastado Wanderlei Barbosa.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou manifestação contrária ao pedido da defesa, opinando pelo “não provimento”, ou seja, pela manutenção do afastamento de Wanderlei. O parecer foi assinado pela subprocuradora-geral Maria Caetano Cintra Santos.
O processo está concluso para despacho desde a última terça-feira, 23, aguardando decisão do ministro relator.