Ministro provoca sobre nova ponte de Xambioá: “Muita gente prometeu mas quem entrega mesmo é o presidente Lula”

O ministro dos Transportes, Renan Filho, divulgou vídeo em suas redes sociais ressaltando a entrega próxima da Ponte de Xambioá, que conecta São Geraldo do Araguaia, no Pará, a Xambioá, no Tocantins. A obra, considerada um marco histórico para a infraestrutura nacional, será inaugurada na próxima terça-feira, 18, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No vídeo, Renan destacou que, apesar das promessas feitas por diversos, quem realmente entrega é o presidente Lula, enfatizando a seriedade e a responsabilidade pública no cumprimento dos compromissos assumidos. “É mais um marco histórico da infraestrutura nacional. Chegou a hora de entregar, de liberar o fluxo de veículos ao lado do presidente Lula. Avisa aí a todo mundo da região: muita gente prometeu, mas quem entrega mesmo é o presidente Lula!”, afirmou.

A inauguração será realizada às 10h da manhã, na orla de Xambioá, com a presença de Lula, Renan Filho, governadores do Pará e Tocantins, além de outras autoridades federais e estaduais. A cerimônia terá duração prevista de aproximadamente uma hora e vinte minutos, incluindo ato oficial de inauguração com corte da fita e pronunciamentos.

A Ponte de Xambioá, com aproximadamente 2.010 metros de extensão, representa uma etapa crucial para o desenvolvimento do corredor logístico da BR-153, um dos principais eixos rodoviários do Norte do país. Sua construção permitirá a redução dos custos de frete, facilitará o escoamento da produção agropecuária da região do Matopiba e impulsionará a competitividade econômica do Tocantins, Pará e Maranhão no cenário nacional e internacional.

Movimentos sociais e caravanas do PT organizam presença no evento, que reunirá um grande público local. Políticos de diversas esferas também se preparam para registrar a entrega da estrutura que substituirá as antigas balsas usadas para travessia do Rio Araguaia, melhorando a segurança e agilidade no trânsito.

A obra, orçada em R$ 232 milhões, conta com recursos do Novo PAC e é um investimento estratégico que reforça o compromisso da atual gestão federal com o avanço da infraestrutura e integração regional.

A ponte consolida um importante corredor logístico da BR-153, reduzindo custos de frete, otimizando o escoamento da produção e fortalecendo a competitividade do Tocantins, do Pará e de toda a Região Norte no cenário nacional e internacional. Políticos tocantinenses se organizam para participar do evento e alguns citam o esforço da bancada federal que destinou recursos e lembraram ainda que parte da execução da obra aconteceu na gestão federal de Jair Bolsonaro. 

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins