Movimentos sociais tocantinenses participam da Cúpula dos Povos na COP30 

Os Movimentos Sociais e Comunitários do Tocantins estão em Belém, participando das atividades na Cúpula dos Povos, rumo à COP30. O Raimundo (Rai) e a galera da União Nacional por Moradia Popular, Maria do Carmo Ribeiro, diretora da Conam e da Facomto são algumas representações que participam do evento.

Além da União Nacional, Conam e Facomto, também participam da COP30 representantes de movimentos do Tocantins: CMP, do GTA, do MAB, povos indígenas, comunidades quilombolas, quebradeiras de coco, Marcha das Mulheres Pretas, Povo de Terreiro, entre outros segmentos da sociedade civil de todas as regiões do Estado.

Quem está na Cúpula dos Povos são representantes da população que realmente vive as diferentes realidades, que os governantes juram dizendo que sabem resolver, mas que não vivem os contrastes sociais e ambientais que essa população vive na pele.

A COP30 é um projeto da ONU, mas a Cúpula dos Povos vem para apresentar de fato as demandas que precisam ser resolvidas para dar vida ao Planeta e, consequentemente, à nação mundial.

O evento em Belém segue até o próximo dia 21 com muitos debates e muitas atividades de painéis, mas também com mobilizações de movimentos sociais e diversos segmentos da sociedade civil do Brasil e de vários outros países que estão presentes no evento.