Screenshot
Screenshot

O ex-governador do Tocantins Mauro Carlesse publicou nesta sexta-feira, 12, um vídeo em seu perfil no Instagram no qual aparece na cidade de Perugia, na Itália, afirmando estar viajando para visitar familiares e declarando que a Justiça reconheceu que ele não planejava fugir do Brasil quando foi preso, em 2022, por suspeita de descumprimento de medidas cautelares.

Carlesse inicia o vídeo dizendo que está “muito feliz” por finalmente realizar a viagem que, segundo ele, tentara fazer no ano anterior.

“E meus amigos, eu estou aqui em Perúdia, graças a Deus, vim com minha filha visitar meus parentes aqui na Itália e fico muito feliz de ter a Justiça entendido que aquela tal fuga, né, do qual eu fiquei preso 64 dias praticamente aí no Brasil, dizendo que eu ia fugir do Brasil. Coisa absurda, coisa que jamais passou pela minha cabeça, mas a Justiça corrigiu esse erro e estou aqui fazendo a minha viagem”, afirmou.

O ex-governador destacou ainda que pretende continuar o roteiro pela Europa, reencontrar amigos e familiares e retornar em breve ao Tocantins. “Breve estarei de volta no Brasil voltando a trabalhar fortemente”, declarou.

No vídeo, Carlesse também aproveitou para criticar a gestão atual do Governo do Tocantins, afirmando que o Estado vive uma fase difícil.

“Governo sai, governo… um absurdo, né, arrebentando o Estado. Fico triste também porque nosso Estado deixei ele organizado, com dinheiro no caixa, obras iniciadas, obras terminando, escola, hospitais, estradas, pontes, né, e hoje nessa condição que está aí o Estado em direção ao abismo”, disse.

Segundo o ex-governador, suas obras e ações teriam deixado uma estrutura organizada para a administração seguinte. Ele encerrou a mensagem enviando saudações aos tocantinenses: “Abraço no coração de todos meus amigos, abraço a todos os tocantinenses e que Deus ilumine a nossa população”.

Contexto da prisão

Carlesse foi preso em outubro de 2022 por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sob a acusação de descumprir medidas cautelares e suposta tentativa de deixar o país, dentro de investigações que apuravam irregularidades e obstrução de Justiça.

Retorno ao Brasil

No final do vídeo, o ex-governador reforça que deve voltar ao Tocantins após a viagem e promete retomar atividades políticas e pessoais. “Vamos pra frente. Beijo do coração de todos vocês”, concluiu.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins