“Não existe festa onde a mulher não se sente segura”, afirma Claudia Lelis ao levantar a bandeira do ‘Não é Não’ no Carnapraça

“Não existe festa onde a mulher não se sente segura. Carnaval bom é Carnaval com respeito.” Foi com essa mensagem firme que a deputada estadual Claudia Lelis (PV) participou, nesta sexta-feira, 13, da abertura do Carnapraça 2026, na Praça dos Girassóis, em Palmas.

Usando a camiseta da campanha “Não é Não”, a parlamentar transformou sua presença no evento em um ato político de defesa das mulheres, reforçando que a alegria do Carnaval precisa caminhar ao lado da responsabilidade, da prevenção e da proteção.

Durante a programação, Claudia destacou a importância da estrutura montada pelo Governo do Estado dentro da campanha “Por Todas as Marias”, iniciativa coordenada pela primeira-dama Karynne Soterro, que disponibiliza uma tenda de acolhimento para mulheres vítimas de importunação ou qualquer tipo de violência.

“Quando o Estado garante estrutura, acolhimento e resposta imediata, ele manda um recado claro: aqui, a mulher é respeitada. A campanha Por Todas as Marias não é apenas um slogan, é um compromisso com cada mulher tocantinense”, afirmou.

Claudia ressaltou que políticas públicas de proteção às mulheres precisam estar presentes em todos os grandes eventos e defendeu a ampliação de ações permanentes de enfrentamento à violência de gênero.

Carnaval como desenvolvimento e responsabilidade social

Além da pauta da segurança, a deputada enfatizou que o Carnaval é também um importante vetor de desenvolvimento econômico para o Tocantins.

“O Carnaval movimenta hotéis, bares, restaurantes, ambulantes, motoristas de aplicativo, pequenos empreendedores e artistas. É geração de emprego e renda, é oportunidade para quem está na ponta. Investir na festa é investir na economia real do nosso Estado”, destacou.

Claudia também reconheceu o apoio do governador Wanderlei Barbosa ( Republicanos) ao fortalecimento do calendário cultural e turístico.

“O apoio do Governo do Estado mostra sensibilidade com a cultura, com o turismo e com a economia. Mas reforço: desenvolvimento precisa andar junto com proteção e respeito às mulheres”, pontuou.

A principal atração da noite, o cantor Kadu Martins, também elogiou a estrutura de segurança voltada às mulheres no evento. “Fico muito feliz em participar de uma festa onde a proteção às mulheres é prioridade”.

O Carnapraça é promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), reunindo atrações nacionais e regionais e fortalecendo o calendário cultural do Estado.

Durante o período carnavalesco, Claudia cumpre agenda em municípios como Taguatinga, Aliança do Tocantins, Dianópolis, Paranã, Campo Alegre, Gurupi e Porto Nacional, reforçando sua defesa de um Carnaval que gere renda, fortaleça a cultura e, sobretudo, garanta respeito e segurança para todas as mulheres.