
Durante discurso realizado nesta sexta-feira, no Jalapão, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, fez um desabafo público ao comentar o ataque sofrido por meio de um post da ex-senadora Kátia Abreu. A manifestação ocorreu após a mudança do gabinete do vice-governador Laurez Moreira do Palácio Araguaia, sede do Executivo estadual.
Visivelmente incomodado, Wanderlei voltou a afirmar que não deseja manter convivência política ou administrativa com Laurez Moreira, deixando clara sua posição em relação ao episódio. “O Palácio é o lugar do governador trabalhar. O vice-governador trabalha na vice-governadoria, que pode ser colocada em qualquer prédio público do Estado dentro da capital. E eles sabem disso”, disse.
O governador citou exemplos de outras estruturas de poder no país, como a Prefeitura de Palmas e o Palácio do Planalto, onde vices não compartilham o mesmo espaço físico de trabalho dos titulares dos mandatos executivos, reforçando que a decisão não foge a padrões institucionais já adotados. “Vai no Palácio do Planalto pra você ver se o vice-presidente está dentro do Palácio do Planalto. Quem tá é o presidente. O vice-presidente tá na vice-presidência. Porque é assim”, disso o governador.
No discurso, Wanderlei também retomou o tema da traição política, expressão que tem utilizado para definir o rompimento com o vice-governador. Segundo ele, a mudança do gabinete é consequência direta desse contexto e representa uma posição definitiva sobre a relação entre ambos dentro do governo. “Não queria ter a convivência com quem me traiu”, disse.
O governador fez questão de frisar que seguirá conduzindo a gestão conforme entende ser o melhor para o Estado, independentemente de pressões externas ou manifestações públicas de aliados e ex-aliados.
Assista abaixo o trecho do discurso em que o governador aborda o tema:
https://www.instagram.com/reel/DTlKn20D7lp/?igsh=MTRwaHk3cTFranEwNQ==