No sul do Estado: Tocantins tem dia de início a obras no maior projeto de irrigação das Américas com Wanderlei, Gomes, Dorinha e Amélio

De Formoso – Maju Cotrim

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assina nesta segunda-feira, 14, a Ordem de Serviço para a obra de recuperação da Barragem Taboca – Eixo 1, localizada no Projeto Rio Formoso. O governador Wanderlei Barbosa chegou acompanhado de vários aliados e foi recebido com faixas pela população.

A solenidade reúne políticos da região, além dos senadores Professora Dorinha e Eduardo Gomes, o prefeito Israel Kawê, além do presidente da Assembleia, Amélio Cayres, os deputados federais, Toinho Andrade e Carlos Gaguim, os estaduais Claudia Lelis, Janad Valcari e Cleiton Cardoso. Os prefeitos da região estão presentes, assim como Ronivon Maciel de Porto Nacional e outros.

A obra será executada pela Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) e representa um investimento de R$ 33,35 milhões com emenda do senador Eduardo Gomes.

A obra

Com estruturas construídas entre 1979 e 1982, quando a região ainda integrava o estado de Goiás, a barragem necessita de adequações para atender à Política Nacional de Segurança de Barragens e garantir segurança hídrica ao projeto, que é um dos maiores polos agrícolas do Tocantins.

O Projeto Rio Formoso abrange cerca de 28 mil hectares irrigáveis e utiliza sistemas de irrigação por inundação para o cultivo de arroz no período chuvoso. Durante a seca, o modelo adotado é o de subirrigação, voltado para a produção de sementes de soja, além do cultivo de milho, feijão e melancia. A obra visa assegurar a continuidade e expansão dessas atividades produtivas, fundamentais para o desenvolvimento da região.