
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabricio de Oliveira Galvão, anunciou o início das obras de cabeceiras da ponte de Xambioá, no norte do Tocantins, e garantiu que a entrega da estrutura será feita ainda em 2025.
Segundo Galvão, um dos maiores desafios enfrentados pela atual gestão foi receber o contrato da ponte, em 2023, sem que houvesse qualquer avanço nas desapropriações necessárias e sem a execução de obras fundamentais para a conclusão do acesso. “Nós recebemos em 2023 a ponte contratada sem qualquer obra nas suas cabeceiras ou sem qualquer desapropriação. Esse foi o grande desafio”, destacou.
De acordo com o diretor, para permitir a continuidade da obra foi necessário negociar a remoção de 12 residências localizadas na área de acesso à ponte. “Os últimos pilares sequer tinham desapropriação. Foi preciso remover 12 casas para a conclusão da ponte. Nós efetivamos a desapropriação, negociamos judicialmente com as famílias, fizemos um projeto de desapropriação, licitamos, contratamos, e hoje estamos iniciando a obra”, explicou.
Com o avanço da execução dos bueiros, instalação de gabiões e demais serviços de infraestrutura, o DNIT pretende garantir que a ponte, aguardada há décadas pela população da região do Bico do Papagaio e do sul do Pará, seja finalmente entregue. “Ainda este ano, voltaremos ao Tocantins para liberar a ponte de Xambioá”, afirmou Galvão.