
Maju Cotrim
Nos bastidores do evento de lideranças femininas, nesta terça-feira, 11, no Palácio, muitas constatações podem ser feitas a partir das posturas e observações. Vamos a elas:
Organização
Muitas prefeitas e vereadoras elogiaram a organização com espaços múltiplos para as líderes tirarem fotos, saxofonista e a dupla Kaká e Iva, que deram show na condução.
Pluralidade política
A primeira-dama, Karynne Sotero, conseguiu uma pluralidade política no evento. Estavam lá mulheres de vários partidos e segmentos. De Palmas, desde o mandato Coletivo Somos até Janad Valcari do PL, por exemplo. Dos municípios a presença foi também dos prefeitos que fizeram questão de prestigiar a primeira-dama.
Emoção e recados
A primeira-dama estava visivelmente emocionada e chegou a chorar em alguns momentos ao falar que chegou a quase desistir de fazer o evento. Ela defendeu sua atuação e a do governo nos projetos sociais e na pauta das mulheres. “Quem não quer ver o Tocantins crescer sempre vai criticar”.
Em outro momento, chegou a dizer: “Teve vários momentos difíceis, teve muitas forças contrárias, pensamos em desistir, mas esse encontro aqui foi Deus que programou”, disse.
Frase marcante
Dentre tantas falas da primeira-dama, uma chamou a atenção e provoca uma reflexão: “Era para estarmos fazer o 35º encontro, mas hoje é o primeiro”. A fala mostra a importância do Estado fazer esse chamamento às mulheres líderes e fazer algo voltado para elas, algo que aconteceu pela primeira vez.
Relação com Berenice

Karynne fez questão de se dirigir à cunhada e secretária da mulher, Berenice, que inclusive abriu o evento: “Ninguém vai plantar discórdia entre eu e você, eu admiro você, amo você, você é uma referência de mulher, você me inspira”, disse.
Saldo
O evento vai permitir não só à primeira-dama, mas ao governo, ter uma proximidade maior com as líderes políticas daqui para frente. Ele “quebra o gelo” com algumas que sequer tinham ido ao Palácio até hoje para um evento específico para elas.
Exposição
Uma exposição com fotos da primeira-dama com líderes e o povo tocantinense chamou a atenção no hall, retratando momentos dela com populares e grupo de mulheres.
Representação
Algo que chamou a atenção no evento: a preocupação com a representação das mulheres. Segmentos como quebradeiras de coco, quilombolas e líderes populares foram retratadas no telão, mostrando a importância também das mulheres de base.
Acenos políticos
Karynne, em sua fala, também fez questão de agradecer à bancada feminina da Assembleia legislativa, todas presentes. Revelou até torcida pela primeira-dama Polyanna Siqueira e demonstrou gratidão às aliadas presentes, além de homenagear o governador Wanderlei Barbosa por apoiar e acreditar nos seus projetos.
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!