
Com emoção e gratidão, a secretária extraordinária de Participações Sociais e primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, destacou a força das parcerias e a missão de transformação social durante a entrega do novo polo do projeto Mãos que Criam, realizado nesta quarta-feira, 4, na região norte de Palmas. O espaço, que estava fechado há 2.347 dias, foi totalmente revitalizado e agora passa a ofertar mais de 15 cursos profissionalizantes com foco em inclusão produtiva, empreendedorismo e autonomia financeira para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Ao lado do governador Wanderlei Barbosa, de parlamentares e secretários estaduais, Karinne emocionou o público ao afirmar que o momento simboliza muito mais do que a entrega de um prédio: “Hoje é um dia de vitória. Um marco para o Tocantins. A gente não veio apenas entregar um espaço físico, mas acender uma esperança real. Este lugar será um berço de talentos, de transformação, de dignidade”.
A primeira-dama revelou que, mesmo sem orçamento específico na secretaria que comanda, o projeto foi possível graças ao engajamento de diversos órgãos. “Fizemos isso com a união de secretarias comprometidas com as pessoas. A Setas, a ATI, a Comunicação, a Secom, a Ageto, a Governadoria… Cada um deu um passo para que esse sonho se tornasse realidade. O nome Mãos que Criam não poderia ser outro. Desde a reforma, tudo foi pensado para que este espaço voltasse a pulsar vida”, afirmou.
Curso com linha de crédito e Padaria Artesanal
Karynne também anunciou uma das grandes novidades do projeto: a liberação de crédito a juros baixos para os alunos que concluírem os cursos e desejarem empreender. “A pessoa sai daqui pronta para o mercado e ainda pode abrir seu próprio salão de beleza, seu negócio de panificação, de costura. Já sairá daqui com tudo planejado para crescer com autonomia”, garantiu.
Um dos destaques é a Padaria Artesanal, incorporada ao projeto por meio de uma parceria com o Governo de São Paulo. “Já tivemos aula hoje pela manhã. Pessoas já estavam na cozinha aprendendo a fazer pães nutritivos e lucrativos. Esse curso é simples, rápido e abre muitas portas”, ressaltou.
Homenagem da vice primeira-dama do Brasil
O evento contou ainda com a exibição de um vídeo enviado pela vice primeira-dama do Brasil, Lu Alckmin, que elogiou Karynne pela sensibilidade e pela agilidade em trazer o projeto Padaria Artesanal para o Tocantins. “Karynne, desde que nos conhecemos, você se empenhou em levar essa oportunidade à população tocantinense. Parabéns por trabalhar incansavelmente para levar dignidade aos que mais precisam”, declarou Lu.
Expansão para o interior é próxima meta
Durante o discurso, Karynne também anunciou que a próxima inauguração será na região sul de Palmas e que o maior desafio do governo agora é levar o projeto Mãos que Criam ao interior do estado. “Nosso olhar está nas quebradeiras de coco, nas comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas. É para lá que temos que ir. É onde o social precisa estar. E é para lá que vamos”, afirmou.
A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades e líderes comunitários. Para a primeira-dama, o compromisso com o social é contínuo. “Nosso trabalho começa hoje. O Tocantins precisa disso. As pessoas precisam disso. Cuidar das pessoas não é apenas um lema: é a missão do nosso governo”, concluiu Karynne Sotero, sob aplausos.