O Adeus a Antônio do Bar: Eduardo Gomes lamenta morte e destaca legado: “dedicou a sua vida ao trabalho e a transformar toda uma região”

O Tocantins perde um dos principais líderes e nome da região do Bico, o prefeito de Augustinópolis, Antônio do Bar, irmão do deputado Amélio Cayres. 

Ele morreu em Brasília onde estava internado nos últimos dias. A família recebe a solidariedade dos amigos neste momento de dor.

O horário do velório e sepultamento ainda serão definidos. A cidade e todo o Tocantins estão de luto. 

O senador Eduardo Gomes se manifestou por nota de pesar. “O bico do Papagaio o Tocantins  e Augustinopolis perdem um dos seus maiores líderes o nosso amigo e sempre prefeito Antônio do Bar .Homem desbravador líder que dedicou a sua vida ao trabalho e a transformar toda uma região desde seus primeiros tempos .Sr Antônio transmitia esperança e coragem com sua determinação mudou para melhor a vida de milhares e milhares de pessoas fortalecendo a cidadania Tocantinense um líder verdadeiro e dedicado. O Tocantins se despede hoje de um seus verdadeiros cidadãos .meu abraço a dona Deja seus filhos, netos ao nosso Presidente da Assembleia Amelio Cayres e seus irmãos,  amigos e a grande família do Bico do papagaio  e do nosso Tocantins .Que o conforto de Deus nos dê força e energia para levarmos as novas gerações seu legado”, disse em nota enviada á Gazeta.Gomes esteve com ele há duas semanas na casa dele o visitando pessoalmente.

Antônio do Bar 

Antônio Cayres de Almeida, conhecido como “Antônio do Bar”, nasceu em 25 de agosto de 1950, em Érico Cardoso, Bahia. Em 1977, mudou-se para o Norte Goiano, na época um povoado chamado “Centro do Augusto”, em homenagem ao fundador Augusto Pereira Costa. Desde então, ele se tornou uma figura importante na comunidade, sendo chamado de “Seu Antônio” ou “Antônio do Bar”.

Casado há mais de 39 anos com Deijanira de Almeida Pereira (Dona Deija), que também foi prefeita de Augustinópolis de 2013 a 2016, Antônio encontra em sua esposa uma grande companheira e incentivadora. Juntos, eles têm contribuído muito para o desenvolvimento da cidade.

A carreira política de Antônio do Bar começou em 1989, quando foi eleito prefeito de Augustinópolis pela primeira vez. Desde então, ele tem sido reeleito várias vezes, realizando obras nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e esporte. Entre suas realizações estão a construção de escolas, postos de saúde, pavimentação de ruas, praças e um estádio de futebol. Durante a gestão de sua esposa, foi construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) bem equipada.

Hoje, Antônio do Bar estava em seu sexto mandato como prefeito de Augustinópolis, a terceira maior cidade do Bico do Papagaio, com cerca de 17 mil habitantes, conforme o censo de 2022 do IBGE. A cidade é um polo educacional da região e tem forte apoio político. Antônio disputou a  reeleição em 2024, tendo como vice o empresário Roni Teodoro. A parceria entre a iniciativa privada e o poder público é uma das marcas de sua gestão. Antônio do Bar era conhecido por sua simpatia e carisma, conquistando a população através de sua presença constante em eventos comunitários e visitas aos povoados próximos.

O slogan de sua pré-campanha foi 2024 é “Ele sabe o que faz”, uma referência ao início de sua trajetória em Augustinópolis, quando abriu um bar-sorveteria e instalou a primeira televisão da cidade, trazendo o sinal de Imperatriz. Desde então, ele foi sido um pilar para o crescimento e desenvolvimento da cidade.