
A reconstrução da ponte Juscelino Kubitscheck, que conecta o Maranhão ao Tocantins, alcançou 90% de execução, segundo informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nesta quarta-feira (26).
O colapso da estrutura ocorreu em 22 de dezembro de 2024. A previsão é que a nova ponte seja entregue até o fim de 2025, embora ainda não haja uma data exata para a conclusão.
Localizada sobre o Rio Tocantins, a ponte liga Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO), integrando o trecho da BR-226. A obra recebe investimento federal de R$ 171,1 milhões.
A nova travessia terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros, além de um sistema de monitoramento de deformações e vibrações. O projeto prevê duas faixas de rolamento de 3,6 metros, acostamentos de três metros, barreiras tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em ambas as extremidades.
O acidente
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, construída na década de 1960 e com 533 metros de extensão, desabou no dia 22 de dezembro de 2024. O laudo final apontou que o excesso de peso dos veículos provocou a deformação do vão central, resultando no colapso em um processo de apenas 15 segundos — o trecho central caiu em menos de um segundo.
A perícia da Polícia Federal durou mais de sete meses e utilizou drones, scanners a laser e modelagem 3D para reconstruir a dinâmica do acidente. Entre os veículos que despencaram no rio havia carretas carregadas com defensivos agrícolas e ácido sulfúrico; a retirada desses materiais ainda não foi concluída.
Após o desabamento, os remanescentes da estrutura foram implodidos em 2 de fevereiro, com o uso de mais de 250 quilos de explosivos, liberando a área para o início imediato das obras.
O acidente deixou 14 mortos e, segundo a Marinha do Brasil, três pessoas seguem desaparecidas: Salmon Alves Santos, 65 anos; Felipe Giuvannuci Ribeiro, 10 anos; e Gessimar Ferreira da Costa, 38 anos.