
A nova ponte entre os estados do Tocantins e do Maranhão chegou a 50% de execução nos últimos dias, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). As obras acontecem após seis meses do desabamento da antiga estrutura da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que aconteceu em dezembro de 2024, deixando 14 mortos e três desaparecidos.
A previsão é de que a nova ponte, estimada em R$ 171,1 milhões, seja entregue ainda em 2025. A obra é tocada por mais de 500 profissionais que se revezam em dois turnos, somando quase 24 horas de trabalho, inclusive aos domingos e feriados.
A ponte está sendo construída no mesmo local do desabamento, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), na BR-226. O que restou da estrutura antiga, após a queda, foi demolida no dia 2 de fevereiro e, logo depois, começaram as obras da nova ponte.
Conforme o Dnit, a nova estrutura está com todas as 24 fundações e os 26 pilares prontos. Equipes estão construindo 45 vigas pré-moldadas que vão compor a nova Obra de Arte Especial (OAE).
“Todos os pilares estão concluídos. As travessas foram executadas e estamos formando as primeiras vigas pré-moldadas. Estamos trabalhando muito para que tenhamos essa marca da entrega até o final do ano de 2025”, comentou o superintendente do Dnit, Luiz Antônio Ehret Garcia.
A nova travessia do Rio Tocantins terá 630 metros de extensão, dezenove metros de largura e um vão livre de 154 metros. Serão duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.
Essa nova estrutura deverá receber um sistema que deve monitorar as deformações e vibrações.
A queda da ponte afetou a economia local, com reflexos na infraestrutura de outros municípios próximos, que passaram a receber o tráfego de veículos. Em Aguiarnópolis, os comerciantes impactados celebram o andamento das obras.
“Mesmo visualmente a gente consegue entender que o ritmo dela está seguindo. Nós estamos otimistas com essa programação da inauguração em de 22 de dezembro”, comentou o presidente da associação comercial, Paulo Roberto Dias.
Fonte: g1 Tocantins