Esta edição tem como tema “Viver com dignidade” e vai homenagear a montadora Cristina Amaral
A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos será realizada entre os dias 25 e 28 de novembro, com exibições no CineSesc de Palmas e em escola pública da capital. O evento, que visa fortalecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos, é uma produção nacional do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói), com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Além das sessões realizadas no CineSESC, este ano, a mostra fará uma sessão especial com o filme Garoto Cósmico, no Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho do Saber, no dia 26 de novembro, às 9h.
Todas as sessões serão gratuitas e incluem recursos de acessibilidade, como legendagem descritiva e janelas de Libras. O evento também garante a acessibilidade arquitetônica dos espaços de exibição. Com exceção da abertura, todas as sessões serão seguidas de debates com convidados. As inscrições podem ser feitas por meio deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMVSM91p54jYT0ABNzBtbCpxypCpjKFwqrWhfsuVuPuxCSyw/closedform. Serão emitidos certificados para os participantes.
Com o tema “Viver com dignidade”, a mostra busca ressaltar a importância da dignidade humana, abordando o conceito como essencial para garantir qualidade de vida e liberdade para todos os cidadãos. Além disso, esta edição tem como homenageada a montadora Cristina Amaral, que atua na profissão desde 1985 e já recebeu prêmios no Festival de Gramado, RioCine e Festival de Brasília. A curadoria do evento propõe uma programação diversa, oferecendo diferentes narrativas audiovisuais brasileiras, que promovem o debate sobre as relações entre cinema e direitos humanos no Brasil.
A Mostra ocorrerá em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Em Palmas–TO, o evento conta com a produção local do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e apoio do SESC TO. “Para nós, é uma grande felicidade poder estar à frente do desenvolvimento da etapa tocantinense deste grande e relevante projeto. Discutir temas voltados aos Direitos Humanos por meio do cinema é, sem dúvidas, fundamental para construir um futuro melhor”, ressaltou a produtora local, professora Dra. Ingrid Assis.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de Privacidade