Estação de ônibus em Palmas - Foto - Gazeta do Cerrado
Estação de ônibus em Palmas - Foto - Gazeta do Cerrado

Foto: Gazeta do Cerrado

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

A empresa Miracema, responsável pelo transporte coletivo da Capital avisou à Justiça que pretende aumentar a passagem do ônibus, que é de R$ 3,85 para 6,90. Segundo informações, a companhia perdeu R$ 12 milhões de março a outubro de 2020, e ainda pretende reduzir a frota e sua quilometragem em 44,28%.

O último reajuste, de 24 centavos, foi em fevereiro do ano passado, mas não foi implantado devido a pandemia do novo coronavírus. Será que este é um bom momento para o aumento na taxa da passagem? A pandemia não acabou e a situação social só se agrava.

Conforme informações, o contrato vigente é da licitação 001/1992 e vence em 2022. Deve se abrir uma nova licitação.

O que diz a prefeitura?

A Gazeta solicitou um posicionamento da Prefeitura de Palmas, que afirmou que o processo de revisão tarifária está em análise na Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP). Após concluído, o estudo será submetido ao Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (CMAMTT) para uma discussão com os representantes das entidades.

Conforme nota, o contrato de concessão de transporte público municipal com as três empresas prestadoras pelo serviço na Capital está vigente até novembro de 2022.

A notícia do aumento da passagem já circula pelas redes sociais e não agradou aos palmenses. veja repercussão.

A Gazeta acompanha cada detalhe.

Veja integra da nota da prefeitura:

NOTA

Data: 11/05/2021
Veículo: Gazeta do Cerrado
Assunto: Tarifa do transporte público

A Prefeitura de Palmas informa que o processo de revisão tarifária está em análise na Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP). Após concluído, o estudo será submetido ao Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (CMAMTT) para uma discussão com os representantes das entidades.

O contrato de concessão de transporte público municipal com as três empresas prestadoras pelo serviço na Capital está vigente até novembro de 2022.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins