Após expectativas, chuvas de junho chegam e refrescam clima da Capital

Foto: Luciana Pires

As chuvas resolveram dar uma passadinha por Palmas na tarde desta terça-feira, 14. O céu esta parcialmente nublado desde a manhã. Também foi ouvido um trovão. Pingos de chuva foram avistados em partes da Capital.

Muitos chamam o fenômeno de ‘chuva do caju’, bastante conhecida no norte e nordeste do Brasil.

Desde o domingo, 12, municípios como Araguaína, Colinas, Darcinópolis Itapiratins, Miracema e Goiatins tiveram pancadas de chuva.

Na Capital, chuva sempre motivo de alegria entre os moradores.

https://twitter.com/rafaellabritom/status/1536783347338330113?s=21&t=VTnEn7ZaMs7unDQk7xTKXA

https://twitter.com/leoall5/status/1536780022798761987?s=21&t=VTnEn7ZaMs7unDQk7xTKXA

O meteorologista e professor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral, são normais para o mês de junho. Elas são causadas por massas de umidade que deixaram os estados do Pará e Maranhão e devem percorrer as regiões do Tocantins neste mês.

“O que está acontecendo hoje é que temos muita zona de instabilidade no sudeste do Pará e com chuvas, principalmente no final de semana, no centro-sul do Maranhão, e essa umidade entra. Então, o que é característico da nossa região é que uma massa de ar seca predomine sobre todo o Tocantins e a partir do momento em que ela está estabelecida, fica modulando. Nesse momento temos o enfraquecimento dessa massa de ar quente seca, que está permitindo a entrada de umidade, e essa umidade, associada ao calor destes últimos dias pode produzir chuva, como está produzindo na região de Campos Lindos. Nesse momento já deve estar chovendo na região do Jalapão e tem muita nebulosidade aqui no município”, explica o professor.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta segunda-feira, 13, um alerta amarelo para chuvas intensas, na região do Bico do Papagaio e Norte do Tocantins.

O alerta segue até a terça-feira, 14 e há previsão é de que chova entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros durante todo o dia, entre hoje e amanhã.

Existe ainda o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..

As cidades em alerta são: Axixá, Buriti do Tocantins, Maurilândia, Palmeiras, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins