
Colinenses criam movimento Vidas Importam (#vidasimportam) que conforme membro não tem objetivo político, mas sim chamar a atenção para necessidade de acelerar a vacinação no município de Colinas do Tocantins. Além da vacina, pede efetividade nas medidas para controle do vírus na cidade como barreiras e testagem em massa.
Algumas ações já foram realizadas através da iniciativa Vidas Importam, dentre por meio de ofício foi solicitado ao prefeito da cidade, Dr. Kasarin, que um dos membros fizesse parte do Comitê de Combate à Pandemia da Covid-19, porém não foi “dada a cadeira para discussão”. Além disso, foi produzido um abaixo assinado que foi assinado de forma virtual por 356 moradores. O documento foi entregue aos órgãos competentes: Ministério Público, Secretaria de Saúde e prefeitura municipal no dia 18/06.
“Queremos logo logo concretizar outra ação que é fazer um Pit Stop para distribuição de adesivos com frase chamativa para esse debate sobre a Covid-19 em Colinas”, contou um dos organizadores, professor Odilon
“Colinas tem sido foco de mortes pela Covid-19, mas não podemos aceitar” complementa
A ideia é engajar a população na participação ativa através de cobranças.
O que pede os documentos?
Em documento enviado a prefeitura, o grupo enfatiza que o “município é bem localizado geograficamente, o que faz com que tenha um fluxo grande de caminhoneiros e visitantes das cidades circunvizinhas entre outra situações, que
facilitam a disseminação e propagação rápida do vírus. Outro agravante é que a cidade não possui estrutura de saúde adequada para atender casos complicados de COVID-19.” e Diante disso, pede que os órgão competentes, tais com Ministério Público, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e
outros intensifiquem sua atuação, pelas ações de prevenção e combate ao COVID-19, fazendo com que todos os setores da sociedade colinense possam ser assistidas adequadamente.
O documento sugere:
1- Maior fiscalização ao cumprimento do uso de máscaras pela população;
2- Intensificação das campanhas de prevenção à pandemia utilizando as redes sociais e meios
de comunicação existentes;
3- Realizar barreiras sanitárias com sanitização;
4- Efetivar o DISK 24h da COVID-19, para denunciar eventos que tenham aglomerações em
qualquer horário;
5- Agilizar a aquisição de medicamentos para o tratamento ao COVID-19 com distribuição
gratuita;
6- Adquirir a maior quantidade de vacina possível para acelerar a vacinação contra o vírus
em nosso município;
7- Testagem em massa da população;
8- Agilidade nos resultados dos teste Covid em casos suspeitos e exames como tomografia
computadorizada;
9- Monitoramento de todos os casos confirmados, com fixação de pulseiras identificadoras,
com a finalidade de avaliar a eficácia do tratamento e o prognóstico do paciente;
10- Fixação de multas às pessoas que circulam sem mascaras e estabelecimentos que
descumpram medidas de combate ao COVID-19;
11- Outras medidas necessária para tentar conter a COVID-19.
Atenciosamente,
Movimento #VidasImportam
Covid-19 em Colinas
7, 3 mil moradores já foram infectados pela Covid-19 e 115 pessoas morreram em decorrência do vírus. Os dados são do boletim estadual desta segunda-feira,21.
Vacinação em Colinas
Colinas já recebeu 12074 mil doses de vacinas, aplicou 9841 mil. Foram usadas 81% das doses. Cerca de 19% da população recebeu ao menos a primeira dose na cidade.
Acesse o Abaixo Assinado no link abaixo:
Acesse abaixo os ofícios encaminhados as entidades citadas:
