Screenshot
Screenshot

Maju Cotrim 

Neste domingo, 1° de junho, os poderes Legislativo e Executivo de Palmas tiveram suas sedes transferidas para o distrito de Taquaruçu. A medida, prevista na Lei Orgânica do Município de Palmas, estabelece que, anualmente, as atividades dos dois poderes sejam realizadas no Distrito de Taquaruçu.

Screenshot

Durante o evento, a Câmara Municipal de Palmas (CMP) realiza uma sessão ordinária  no Colégio Militar Duque de Caxias. A ação faz parte do projeto ‘Capital por um Dia’, que homenageia o Distrito que cedeu parte de seu território para a construção da capital. A iniciativa reforça o reconhecimento histórico e a valorização da região.

Participam além dos vereadores o governador Wanderlei Barbosa, a primeira dama Karynne Sotero, o presidente da Câmara, Marilon Barbosa, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos além de vários líderes locais. Um vídeo com Fenelon foi apresentado.

Wanderlei destacou sua história com o distrito e fez anúncios importantes. Foi exibido um vídeo produzido pela assessoria do governador que homenageou os pioneiros importantes na história de Taquaruçu e de Palmas.

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira fez um discurso de mais de 25 minutos. Ele falou da relação com a Câmara. “Sem ela não seria possível o que fizemos em tão pouco tempo”, disse. 

Ao governador Wanderlei Barbosa ele voltou a falar em fazer história ao lembrar que foi o atual gestor estadual que propôs o Taquaruçu capital por um dia. “Aqui estão governador suas raízes”, disse.

Ele relembrou a criação da capital e das renúncias políticas que foram feitas inclusive a de Taquaruçu. Destacou e homenageou o trabalho feito por Fenelon Barbosa na época. “Registrar aqui meu reconhecimento como atual prefeito”, disse ao lembrar ainda dona Maria Rosa, mãe do governador.

“O sentimento em relação á história não é olhar pra trás e atribuir culpa a qualquer pessoa, a história é feita no seu cotidiano”, disse.

“Se estou aqui é porque muitas renúncias foram feitas”, disse. “Palmas deve tudo a Taquaruçu”, chegou a dizer.

“A verdadeira ponte entre Porto Nacional e Palmas é Taquaruçu”, afirmou em outro momento.

“Quero que a minha história me seja o legado de escrever minha última página sendo prefeito dessa capital”, disse.

“Se convivo com vossa excelência entusiasmado é um sentimento sincero meu”, disse.

Ele disse que ele e o governador sofrem de incompreensão de companheiros que não entendem a postura dos dois neste momento:  “essa união institucional vem sendo zelada com respeito e atenção as demandas da nossa capital”, disse.

“Antes de ser um dever é um sentimento maior que nos permite sessões solenes como essa com conforto e sensações de vermos uma Câmara que não está dividida, está toda ela num mesmo sentimento”, afirmou.

Ele comemorou os anúncios do governador com relação a obras de rodovias de acesso a Taquaruçu. “Reafirmo minha alegria em anúncios que foram feitos, o município agradece tantas obras que vem sendo feitas”, disse.

Ele disse estar “Firme,  consciente e sereno” com relação à sua história. 

“Renovo meu compromisso para que os sentimentos maiores predominem dentro de nós”, disse.

“Como é bom enxergar na nossa descendência a compreensão do legado”, disse ao governador.