Com previsão de crescimento de 14%, LDO de Palmas é aprovada e prevê receita de R$ 2,7 bi para 2025

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) aprovou nesta terça-feira (10), durante sessão extraordinária, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025. De acordo com o texto aprovado, as receitas estimadas para 2025 devem crescer 14% em relação ao exercício de 2024, com previsão de receitas totais de cerca de R$ 2,7 bilhões, com destaque para o aumento das receitas correntes, como as tributárias e as transferências correntes. O documento é essencial para a gestão fiscal do município, pois estabelece as metas fiscais, as prioridades e as diretrizes que orientarão a elaboração do orçamento do próximo ano.

 

No campo das despesas, a LDO mantém a política de valorização dos servidores públicos, incluindo a realização de concursos já em andamento. A educação também foi priorizada, com investimentos garantidos em obras e infraestrutura escolar. Os dados apontam ainda para um compromisso com a responsabilidade fiscal. A meta estabelecida para 2025 é de um resultado primário zero, ou seja, receitas e despesas deverão estar equilibradas, em conformidade com os limites legais e as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

O presidente da Casa de Leis, vereador Folha (PSDB), agradeceu aos demais parlamentares pela agilidade na tramitação do projeto. “Agradeço aos demais colegas que analisaram o texto com celeridade, assim como acolheram as contribuições da Comissão de Transição, representando o prefeito eleito Eduardo Siqueira Campos (Podemos). As modificações realizadas no projeto buscaram alinhar a LDO ao plano de governo do futuro gestor, incluindo iniciativas como o programa “Passageiro do Futuro”, que beneficiará 15 mil famílias palmenses”, destacou Folha.

 

Também foi aprovado o Projeto de Lei n° 17/2024 que revisa o Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, intitulado “Palmas para o Amanhã”.  A revisão do PPA abrange indicadores, metas e ações orçamentárias, com foco nas mudanças necessárias para a execução orçamentária para o ano de 2025.

As pautas das sessões, os vídeos, bem como os projetos aprovados estão disponíveis para consulta no site da CMP.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins