
A jornalista e editora Chefe da Gazeta, Maju Cotrim, foi uma das homenageadas na Câmara de Palmas nesta quinta-feira, 10. Ela foi indicada pelo vereador Marcos Júnior.
Ela falou da luta pelo combate ao racismo e pela representatividade no jornalismo. “Sei que muitos momentos não me aceitavam como jornalista nem como empresária da comunicação! Hoje, muitos anos depois, fico orgulhosa de ocupar essa tribuna como uma das poucas jornalistas negras, editora chefe de um veículo e espero abrir caminhos para outras Majus! Porque jornalismo também tem representatividade!
“Quero parabenizar a Câmara pela iniciativa, mas também fazer um alerta: que os vereadores desta Casa valorizem o jornalismo profissional, os veículos que fazem o trabalho diário! Que a valorização venha na prática com iniciativas comerciais e com uma relação institucional sadia! Sim, é preciso ter jornalistas nas assessorias, é preciso se relacionar com os veículos para ampliar a atuação de vocês!”, afirmou.

“Não somos só números de acessos ou de visualizações ou de seguidores, somos responsáveis por levar informações e fazer coberturas importantes de assuntos sociais! Nosso interesse é acima de tudo social! Estamos cansados, sobrecarregados, tendo que trabalhar mais e queremos ter paz para trabalhar! Queremos respeito ao contraditório! Queremos o fim das agressões e violências verbais e até físicas contra profissionais na comunicação em todo o país e no Tocantins! Não, a culpa não é da imprensa! Não basta evocar a liberdade de expressão nos discursos e nas redes e posar de democrático: tem que saber respeitar nosso trabalho e a linha de cada um!”, disse Maju.
“Não queremos só sobreviver: queremos bem viver e isso passa por sermos tratados com o respeito que merecemos! Não queremos esmola nem favores: queremos ser percebidos com a força que temos como setor!”, afirmou.
Os vereados falaram da valorização ao exercício da profissão. “Vocês precisam ser valorizados e respeitados todos os dias. A profissão de vocês é de suma importância para a sociedade”, disse a vereadora Thamires do Somos, que conduziu a sessão e foi a que propôs a homenagem.
“O jornalismo, ao pautar o que acontece, ajuda as pessoas a formarem opinião. Defender o jornalismo é defender a liberdade de expressão”, disse.
O presidente da Casa, Marilon Barbosa, também falou da importância do jornalismo e destacou a importância do trabalho dos homenageados.
