Eduardo Siqueira reabre Resolve Palmas e anuncia meta de digitalizar serviços: "Poder público não pode ficar esperando o cidadão ir até ele"

A Prefeitura de Palmas realizou, nesta segunda-feira, 11, a reabertura oficial da unidade do Resolve Palmas no Capim Dourado Shopping. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos, autoridades municipais e representantes de órgãos parceiros. A ação integra a estratégia da gestão de descentralizar e modernizar o acesso aos serviços públicos, oferecendo atendimento mais ágil e próximo ao cidadão.

Durante a cerimônia, foi promovido um mutirão especial para emissão da nova carteira de identidade, em parceria com o Instituto de Identificação, que esteve presente na unidade realizando o atendimento à população.

Em seu discurso, o prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou que a reabertura vai além de um espaço físico, representando uma mudança de mentalidade sobre a forma como o poder público se relaciona com a população.

“Ter um ponto do Resolve em Palmas, no Taquari, no Taquaralto, fisicamente, é importante. Mas eu pergunto: como é que caminha o mundo hoje? Na conectividade. E a conectividade não é física. O poder público não pode ficar esperando o cidadão ir até ele. Ao contrário, ele tem que fazer entregas”, afirmou.

O prefeito ressaltou que a tecnologia e a inteligência artificial já permitem ao município adotar a busca ativa para garantir direitos. Ele citou como exemplo o acompanhamento da vacinação na capital.

“Hoje, na nossa Secretaria da Saúde, nós temos condições de saber o endereço, a idade e que tipo de vacina está atrasada de qualquer cidadão. Não precisamos esperar que ele venha até nós. Podemos ir até ele e dizer: a sua vacina está atrasada e já vamos aplicá-la. O mundo caminha para isso. O cidadão não deve mais, em tempos de modernidade, estar atrás de um órgão público para buscar seu direito. O poder público precisa se antecipar e entregar”, reforçou.

Eduardo também compartilhou uma experiência pessoal para ilustrar a necessidade de digitalização dos serviços. “No dia em que completei 60 anos, fui ao Resolve Palmas buscar o cartão de estacionamento para idosos. Não poderia ter recebido um simples toque no WhatsApp dizendo: ‘estamos enviando eletronicamente o seu cartão’? Esse é o nosso sonho com o Conecta Palmas — oferecer todos os serviços públicos na palma da mão, do itinerário do ônibus à marcação de consultas”, disse.

Além de melhorias no atendimento, o prefeito destacou que as unidades do Resolve Palmas também cumprem um papel social ao receber jovens aprendizes, que atuam em diversas áreas do serviço público.
A decisão de manter a unidade no Capim Dourado Shopping foi tomada após uma reorganização do espaço, permitindo que a Polícia Federal ampliasse suas instalações no local.

“Tínhamos um espaço grande, que não estava sendo utilizado da melhor forma para a nossa demanda. Em reunião com a administração do shopping e a Polícia Federal, cedemos o espaço maior que eles precisavam e nos acomodamos de forma a manter um bom atendimento. Cada unidade do Resolve tem um número diferente de usuários e, aqui, conseguimos compatibilizar o espaço com a demanda”, explicou Eduardo.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins