
Nos dias 3 e 4 de dezembro, Palmas vai sediar a 39ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O evento é uma iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) em parceria com o Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics).
No Tocantins, 94% das empresas ativas são micro e pequenas, somando mais de 162 mil empreendedores que movimentam a economia, geram empregos e impulsionam o desenvolvimento territorial. Os dados são do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), da Secretaria Nacional de Ambiente de Negócios (SANE).
Realizado em formato itinerante, o Fórum tornou-se o espaço oficial de articulação entre o poder público, entidades de apoio e representantes do setor para a construção de políticas públicas, debate de iniciativas e acompanhamento de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios em todo o País.
“É o espaço ideal para discutirmos políticas públicas que possibilitem soltar as amarras da nossa economia, o que é um compromisso do governador Laurez Moreira e desta secretaria”, afirmou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Amastha.
Programação
A programação inicia com a abertura oficial no Palácio Araguaia, local do evento, e contará com autoridades regionais e nacionais, incluindo o ministro do Empreendedorismo, Márcio França; o secretário Nacional de Ambiente de Negócios, Maurício Juvenal; o governador de Tocantins, Laurez Moreira; o secretário da Sics, Carlos Amastha; o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos; entre outros.
As atividades começam às 8h, com a Feira do Empreendedorismo, apresentação artística, palestra sobre motivação e empreendedorismo com Gilclér Regina, além da abertura oficial. No período da tarde, acontecem as reuniões dos Comitês Temáticos (CTs): Tecnologia e Inovação; Racionalização Legal e Burocrática; e Microempreendedor Individual (MEI).
No dia 4, a programação continua a partir das 9h, com os CTs, abrangendo os temas: Investimento e Crédito; Grupo de Trabalho (GT) Empreendedorismo Feminino e Étnico; Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas; Acesso a Mercados; e Formação e Capacitação Empreendedora. O evento encerra com o Fórum dos Fóruns.
O objetivo do Fórum Permanente é percorrer os quatro cantos do Brasil, conforme a orientação do ministro Márcio França, uma forma de levar políticas públicas às regiões, de acordo com as necessidades locais.