
O Loteamento Capadócia trata-se de uma ocupação em parte da Quadra T-33, do Loteamento Taquari.
A quadra em questão dispõe de projeto urbanístico aprovada à época de criação do Loteamento, cuja destinação inicial tratava-se de doação para servidores públicos.
Ocorre que no ano de 2014, parte da quadra T-33 foi ocupada, sendo popularmente conhecida como “Capadócia”.
No contexto da ocupação, as residências foram fixadas, em grande parte do loteamento, de forma diferente daquela aprovada à época de criação do Loteamento, ocasionando irregularidades do ponto de vista urbanístico e fundiário da região, que persistiu até o início das atividades desta Municipalidade.
Na gestão do Prefeito Eduardo Siqueira Campos, a regularização fundiária do Loteamento Capadócia foi tratada como prioridade, tendo sido iniciada ainda em janeiro/2025.
Nesse sentido, foi elaborado levantamento aéreo com drone, para levantamento de imagens e vídeos da área a ser regularizada, elaboração de projeto urbanístico de Regularização Fundiária, bem como levantamento registral de todos os imóveis outrora criado à época da criação do Loteamento.
Ademais, iniciará nesta terça-feira, dia 03, o cadastramento social dos moradores para abertura dos processos administrativos individualizados, para ulterior encaminhamento ao Cartório de Registro de Imóveis.
Outrossim, cumpre ressaltar a novidade implementada por esta Secretaria: foi realizada a criação de um aplicativo por servidor da própria Secretaria, para o fim de promover a geração automática da listagem de ocupantes que será encaminhada ao Cartório de Registro de Imóveis, bem como para que seja gerado um QR-code que vinculará cada morador àquele imóvel, tudo sendo desenvolvido pela própria Secretaria.
Secretária-executiva de Regularização Fundiária
Lívia Siqueira