Palmas

Grupo especial de juninas se apresenta hoje no quarto dia de Arraiá da Capital

Logo depois das apresentações tem show nacional da banda de forró “Os Gonzagas” com participação especial dos repentistas Juzé e Lukete

Grupo especial de juninas se apresenta hoje no quarto dia de Arraiá da Capital

Arraiá da Capital – Foto -Júnior Suzuki/Prefeitura de Palmas

Palmas se prepara para mais uma noite de animação e tradição no Arraiá da Capital. Neste sábado, 24, a festa contará com as apresentações das juninas do Grupo Especial: Cafundó do Brejo, Encanto Luar, Arrasta Pé do Liberdade e São João das Palmas, a partir das 19 horas. Logo depois tem show nacional da banda de forró “Os Gonzagas” com participação especial dos repentistas Juzé e Lukete. Além deles, o forrozeiro Clayton Farias também faz a festança, que acontece no estacionamento do Estádio Nilton Santos e segue até o dia 25.

O concurso de juninas é o grande destaque do Arraiá da Capital, trazendo a magia e a tradição das festas juninas para o público. Com suas coreografias elaboradas, figurinos coloridos e animação contagiante, elas prometem encantar a plateia e aquecer os corações de quem assiste. Confira o tema das juninas que se apresentarão hoje:

Cafundó do Brejo: ‘Ouro Verde – Santa que casa não faz milagre’ – os trabalhadores da fazenda ouro verde não aguentam mais tanta exploração. Trabalhando de sol a sol como bóias-frias e não recebendo um tostão, a filha mais velha de um dos cortadores de cana mais experiente da fazenda, Santinha da Luz começou a produzir uma cachaça às escondidas do patrão para comercializar. Uma cachaça tão boa que o povo da cidade e da fazenda estão chamando a pinga de milagrosa. Confiante nos poderes da tal cachaça, o pai de Santinha, Bento Firmino só confirma mais ainda que sua filha é santa, a santa da cachaça de ouro verde.

Encanto Luar: ‘Vem pra Feira’ – a história começa quando trabalhadores preparam seus produtos para a venda na feira. Ana, a futura noiva, é filha de feirantes e dormia embaixo da banca dos pais. Já Otávio, o futuro noivo, filho de um cliente com condições elevadas e foi até a feira se despedir dos feirantes pois estava se mudando para um grande centro. Anos depois, os dois crescem e vivem uma linda história de amor.

Arrasta Pé do Liberdade: ‘A busca’ – no sertão seco e sofrido, sempre existe o orgulho de ser sertanejo. O espetáculo de 2023 desta junina traz a força do sertanejo pela busca de dias melhores. Eles contarão a história de João, um sertanejo cheio de fé e esperança na sua amada terra, e que sai sertão adentro em busca da flor de mandacaru que salvará o sertão da seca. Em sonho os ciganos revelam os sinais, alegria, fé e esperança, que João deve buscar para que a profecia se cumpra.

São João das Palmas: ‘Memórias Dele – Por Lysias Rodrigues’ – a junina traz este espetáculo que conta, misturando a ficção e a realidade, um pouco da trajetória do major-brigadeiro-do-ar da Força Aérea Brasileira, piloto militar, engenheiro, historiador, escritor, pesquisador, desbravador e pioneiro da aviação civil e militar brasileira. O principal foco do espetáculo é mostrar para o público e para os jurados, a importância e a influência que Lysias teve no Estado do Tocantins, mesmo antes de sua criação.

Música no Arraiá

Além das apresentações das juninas, o sábado reserva uma atração especial para o público. A banda de forró Os Gonzagas, com participação especial dos repentistas Juzé e Lukete, sobem ao palco a partir das 23 horas para uma performance única. A dupla Juzé e Lukete, que conquistou o país com seu humor e poesia na novela ‘Mar do Sertão’, da Globo, e a banda ‘Os Gonzagas’, conhecida por encantar o Brasil desde 2012, prometem uma combinação de música, cantoria, poesia e teatro, eles irão proporcionar uma experiência envolvente, trazendo o melhor da arte nordestina e brasileira para o público presente.

Outro destaque da noite é a apresentação do forrozeiro Clayton Farias. Nascido em Petrolina – PE, Clayton iniciou sua carreira musical ainda na infância, encantando com seu forró de pé-de-serra. Desde que se mudou para Palmas, em 1998, aos 14 anos, ele continua cativando o público com seu talento e autenticidade nordestina. Sua apresentação promete animar a todos com o ritmo contagiante do forró.

Coreto do Forró 

E para aqueles que não resistem a um bom forró e adoram dançar, o coreto do forró é o lugar ideal. Localizado no centro da cidade cenográfica do Arraiá da Capital, remete às praças típicas das cidades do interior. É nesse espaço que as bandas de forró se apresentam, levando o autêntico arrasta-pé e proporcionando momentos de diversão e descontração para os amantes da dança. Confira a programação:

19h30: Lucimar
21h00: Braguinha

Fonte – Secom Palmas