Idosa sendo imunizada contra Covid em Gurupi - Foto: Lino Vargas
Idosa sendo imunizada contra Covid em Gurupi - Foto: Lino Vargas

A vacinação contra a Covid-19 em Gurupi segue avançando. Nesta terça-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) amplia para a comunidade sem comorbidades na faixa etária a partir de 50 anos, e também para profissionais da indústria na área de telecomunicações a partir de 18 anos.

O público-alvo de 50 anos acima sem comorbidades será vacinado na modalidade Drive Thru no Centro de Convenções Mauro Cunha, na Avenida Maranhão, a partir das 08h até durarem as doses. Este público receberá a vacina Astrazeneca.

Já para o público-alvo dos trabalhadores da indústria, na área de Telecomunicações, a faixa etária necessária é a partir de 18 anos, e também será realizada na Escola Municipal Lenival Correia, localizada no bairro Alto da Boa Vista e na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Souza, no setor Alto dos Buritis. O horário será a partir das 09h enquanto durarem as doses. Este público receberá a vacina Pfizer.

Os trabalhadores da Indústria nas áreas de coleta (ex. trabalhadores da limpeza urbana), produção e tratamento de energia, água, esgoto e resíduos, e trabalhadores das atividades de Correios seguem sendo vacinados, também nas escolas Antônio Lino e Lenival Correia. Nessa categoria se enquadram os garis e trabalhadores que atuam na limpeza urbana de Gurupi.

Os documentos comprobatórios para os profissionais da indústria, nas áreas descritas anteriormente são: Carteira de trabalho ou crachá funcional; ou contracheque com documento de identidade; mais declaração da empresa com indicação de CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas) e sua descrição. Além dos documentos pessoais, CPF, RG ou CNH, cartão de vacina e do SUS.

O secretário de saúde, Relmivam Milhomem, ressalta o trabalho da gestão para acelerar a vacinação. “Estamos trabalhando para atender a todos. A gestão não tem medido esforços e continuaremos nessa missão até imunizar toda a população gurupiense”, disse.

Demais categorias que continuam sendo vacinadas:

Profissionais da Educação a partir de 18 anos, nas escolas Antônio Lino e Lenival Correia;

Grávidas e puérperas com comorbidades na UBS do Setor Sol Nascente;

Pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, nas unidades de saúde Rosendo, Sol Nascente, Parque das Acácias e Policlínica;

Pessoas com mais de 60 anos, em quaisquer das unidades em que a vacinação esteja acontecendo;

E também, a aplicação da segunda dose, na Policlínica.

Essas categorias serão imunizadas enquanto durarem os estoques.

A vacinação está sendo realizada de acordo com as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e será ampliada para outras categorias assim que novas remessas de doses forem disponibilizadas ao município.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins