
O que era um corredor tomado por mato alto e entulho agora tem churrasqueira acesa, bancos alinhados e muros coloridos. Um beco na região sul de Palmas mudou de cenário após mobilização iniciada pelo influenciador digital Francisco Garcia e abraçada por moradores da quadra.
A transformação ganhou força nas redes sociais. Francisco, que reúne mais de 3,5 milhões de seguidores, começou a publicar vídeos mostrando a limpeza manual do espaço. A iniciativa, que começou apenas com ele e dois amigos, rapidamente chamou atenção e incentivou outras pessoas a colaborar.
A ideia surgiu durante caminhadas pelo bairro. O influenciador havia se mudado para a capital para acompanhar o tratamento do pai, conhecido como “Seu Boinha”, que morreu em 18 de fevereiro. Ao perceber o acúmulo de lixo ao lado de casa, decidiu agir.
“Era muito resíduo jogado ali. A gente resolveu começar a limpar por conta própria”, contou.
Com a repercussão das postagens, seguidores sugeriram acionar a prefeitura, que realizava serviços nas proximidades. Caminhões foram enviados e, durante dois dias, retiraram galhadas e resíduos mais pesados acumulados no local.
Depois da etapa mais bruta, a vizinhança assumiu o restante da obra. Foi organizada uma força-tarefa para dar nova função ao espaço. Duas carradas de brita foram compradas para nivelar o chão, e o próprio Francisco doou churrasqueira, mesas, bancos e tinta para revitalizar os muros, que receberam arte urbana.