Jabuti albino raro é encontrado em Parque de Palmas e levado para estudo; internauta questiona resgate

Um jabuti albino, espécie rara e de aparência extraordinária, foi localizado no Parque Cesamar, principal área verde de Palmas, nesta semana. O animal recebeu atenção especial da equipe ambiental da Guarda Metropolitana da capital, que realizou o resgate e encaminhou o réptil para estudos no Zoológico de Brasília.

O albino é o quarto exemplar dessa espécie com albinismo já registrado no Parque Cesamar. A condição genética impede a produção de melanina, resultando em carapaça e pele com coloração muito mais clara que o comum. Segundo Adalberto Antônio Bernardo, gerente ambiental da GMP, esses casos despertam grande interesse científico, motivo pelo qual o Zoológico solicitou o animal para investigação aprofundada.

O Parque Cesamar, localizado no centro da cidade, possui uma área de 96.770 metros quadrados, englobando espaços para lazer e prática de atividades físicas, além do lago e áreas verdes, aberto ao público das 5h às 23h.

Nas redes sociais, porém, um usuário do Twitter levantou crítica incomum ao procedimento de resgate. “Resgatado? Ele foi foi sequestrado. Tava quietinho lá no canto dele e levaram pra outro estado,” afirmou, insinuando que o animal poderia estar mais seguro em seu habitat natural.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins